27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1179-1


Poster (Painel)
1179-1PRODUÇÃO DE SUPERÓXIDO DISMUTASE E CATALASE POR Pleurotus sajor caju CRESCIDO EM BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR SUPLEMENTADO COM NITROGÊNIO
Autores:Pompeu, G.B. (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luis de Queiros") ; Sartori, S.B. (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luis de Queiros") ; Monteiro, R.T.R. (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luis de Queiros"CENA-USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura)

Resumo

Os organismos aeróbios dispõem de vantagens energéticas utilizando o oxigênio molecular (O2) como oxidante terminal na respiração ou na oxidação de nutrientes. A presença do O2 no ambiente celular pode provocar a oxidação das suas próprias estruturas devido ao seu potencial de agir como redutor parcial, formando as espécies reativas de oxigênio (ERO), tais como peróxido de hidrogênio (H2O2), radical anion superóxido (O2-) e radical hidroxila (OH-). O aumento na concentração de ERO para níveis que ultrapassam a capacidade de defesa celular caracteriza o estresse oxidativo devido sua ação tóxica e mutagênica. As enzimas superóxido dismutase (SOD) e catalase (CAT) atuam diminuindo a concentração de oxigênio singlet (1O2), O2- e H2O2. Estas enzimas possuem uma alta especificidade com relação às ERO e são de extrema importância para a sobrevivência dos organismos em condições de estresse. O objetivo deste trabalho foi observar o comportamento enzimático da SOD e da CAT produzida por Pleurotus sajor caju em meio com bagaço de cana-de-açúcar e extrato de levedura (EL), durante determinado período de tempo, a fim de mostrar possíveis alterações na presença de concentrações maiores ou menores de nitrogênio. Em frascos contendo bagaço de cana-de-açúcar pré-tratado com ácido sulfúrico diluído e suplementado com 0,5% e 1% de EL, foi inoculado P. sajor caju. Amostras foram coletadas e analisadas quanto à produção de SOD através de PAGE não desnaturante e CAT em espectrofotômetro. Os géis de SOD apresentaram bandas que variaram em número conforme tempo de incubação e concentração de EL, porém todas as isoenzimas foram identificadas como SOD-A (Manganês). As maiores atividades de CAT foram observadas para a concentração de 0,5% de EL, no 5º dia (0,811 µmol min-1 mg proteína-1) e para 1% de EL, no 1º dia (0,625 µmol min-1 mg proteína-1). Foi possível verificar que as concentrações de nitrogênio e o período de incubação influenciaram na produção das enzimas.