27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1174-2


Poster (Painel)
1174-2Sinergismo entre o óleo essencial de Origanum vulgare L. e antimicrobianos de uso clínico sobre isolados de Salmonella spp. provenientes de alimentos
Autores:Volcão, L.M. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Marques, J.L. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Allend, S.O. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Ribeiro, G.A. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

Nas últimas décadas observa-se o grande interesse pelo potencial terapêutico de plantas medicinais. Em estudos científicos, as especiarias e seus produtos derivados como óleos essenciais e extratos têm demonstrado resultados satisfatórios na inibição de micro-organismos patogênicos. Estas propriedades são de grande interesse devido ao aumento da resistência bacteriana a drogas convencionais, procura-se então associar o uso combinado de plantas medicinais e drogas antimicrobianas para o aumento na efetividade destes compostos. O objetivo deste trabalho foi buscar possíveis interações entre o óleo essencial de Origanum vulgare L. e drogas antimicrobianas, frente a linhagens de Salmonella spp. As amostras bacterianas testadas (n=11) foram previamente isoladas de carne moída, assim como a obtenção de suas respectivas concentrações inibitórias mínimas (MIC) frente ao óleo essencial de O. vulgare. Em seguida foram executados dois diferentes antibiogramas: o primeiro chamado de “controle”, onde foi feito o perfil de sensibilidade das linhagens de Salmonella spp. a nove antimicrobianos (Ampicilina 10μg, Nitrofurantoína 300μg, Norfloxacin 10μg, Cloranfenicol 30μg, Ácido Nalidíxico 30μg, Tetraciclina 30μg, Sulfazotrim 25μg, Gentamicina 10μg, Estreptomicina 10μg); e o segundo antibiograma, chamado de “tratamento”, foi realizado adicionando-se 20μl das concentrações que foram capazes de inibir o crescimento bacteriano pelo teste MIC (0,6 e 0,3%) sobre os discos de antibióticos. Após obter-se a medida dos halos inibitórios de ambos os antibiogramas, foi feita análise estatística para comparação dos valores obtidos. Avaliando os dois grupos, controle e tratamento, não houve interferência do óleo essencial de O. vulgare sobre a ação antibacteriana dos antibióticos testados, pois não houve diferença significativa quando comparadas as médias e os intervalos de confiança entre os grupos (p>0,05). Frente aos resultados obtidos, pode-se observar a necessidade de um aumento nas concentrações do óleo essencial de O. vulgare utilizadas, a fim de que possam ocorrer resultados significativos.