27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1173-1


Poster (Painel)
1173-1PERFIL DE SENSIBILIDADE DE Candida spp. ISOLADAS DA MUCOSA ORAL DE PACIENTES USUÁRIOS DE PRÓTESE DENTÁRIA, ATENDIDOS PELA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DE UMA FACULDADE EM ARAGUAÍNA-TO
Autores:MELO, I.A (FUNTROP - Fundação de Medicina Tropical- TOITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos) ; KRAKHECKE, A.G (FUNTROP - Fundação de Medicina Tropical- TO) ; GARCIA, K.S.A (FUNTROP - Fundação de Medicina Tropical- TO) ; PETERKA, C.R.L (FUNTROP - Fundação de Medicina Tropical- TO) ; GUERRA, R.C (ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos)

Resumo

Estomatite protética é uma condição multifatorial, caracterizada por um processo inflamatório que, na maioria dos casos, acomete a mucosa que dá suporte a prótese dental. Vários fatores podem estar relacionados à sua etiologia, entre eles: fungos, especialmente do gênero Candida, traumas na mucosa que podem ser provocados pela prótese mal adaptada, doenças como diabetes, idade avançada, xerostomia, tabagismo, entre outros. O trabalho teve como objetivo determinar o perfil de sensibilidade de fungos do gênero Candida, isolados da mucosa oral de pacientes usuários de prótese dentária, frente aos antifúngicos, fluconazol e nistatina. O perfil de sensibilidade foi determinado pela técnica de microdiluição em caldo, de acordo com as recomendações da norma M27-A3. O corante resazurina foi utilizado para auxiliar a leitura visual das placas. Para determinar o perfil de sensibilidade, 22 cepas de Candida spp. foram testadas: 14 amostras de Candida albicans, 7 de Candida tropicalis e 1 cepa de Candida krusei. As cepas de C. albicans testadas frente à nistatina indicaram sensibilidade ao fármaco; em relação ao fluconazol, 5 cepas foram Sensíveis (S), 5 apresentaram Sensibilidade Dose Dependente (S-DD) e 4 foram Resistentes (R). As 7 cepas de C. tropicalis testadas indicaram sensibilidade à nistatina e resistência ao fluconazol, para C. krusei apenas 1 cepa foi isolada e testada, a mesma mostrou-se resistente ao fluconazol e sensível a nistatina. Frequentemente os isolados de C. krusei apresentam padrão de resistência ao fluconazol em testes in vitro, indicando que a resistência desta espécie ao fármaco deve ser considerada como um padrão de resistência intrínseco e particular à espécie. De forma geral, a nistatina mostrou-se mais eficiente se comparada ao fluconazol, especialmente em se tratando de infecções da mucosa oral por Candida não-albicans. Experimentos mais abrangentes, com uma diversidade maior de fármacos, outras classes de antifúngicos e uma quantidade maior de cepas são necessários para ampliar os resultados.