27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1167-2


Poster (Painel)
1167-2SELEÇÃO DE LINHAGENS DE FUNGOS DE ORIGEM MARINHA COM RESISTÊNCIA À TOXICIDADE E POTENCIAL BIODEGRADATIVO DOS AGROTÓXICOS LAMBDA-CIALOTRINA E PENTACLOROFENOL
Autores:VACONDIO, B. (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; JAVAROTI, D. C. D (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; MANSANO, A. S (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; PIEROZZI, M. (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; PORTO, A. L. M. (USP - Universidade de São Paulo) ; SELEGHIM, M. H. R. (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos)

Resumo

Os piretróides são formas sintéticas da piretrina, utilizados para fins agrícolas e manejo de pragas urbanas, dentre seus representantes, o Lambda-Cialotrina, inseticida de amplo espectro com atividade acaricida, atua como neurotoxinas em espécies de mamíferos, altamente tóxico para peixes e artrópodes. O Pentaclorofenol (PCP), um pesticida da classe dos organoclorados, é um composto fenólico e um perigoso poluente, devido à sua persistência no ambiente. O ambiente marinho é foco de muitos estudos atuais, pois abrigam uma grande variedade de microrganismos responsáveis pela possível produção de compostos bioativos importantes e pela biodegradação de moléculas de interesse ambiental. O objetivo do trabalho foi comparar o efeito destes dois agrotóxicos em diferentes linhagens fúngicas de origem marinha e encontrar dentre essas, uma resistente e potencialmente biodegradadora do Lambda-Cialotrina e do PCP. Foram utilizadas doze linhagens de fungos, isoladas da ascídia Didemnum ligulum, cultivadas em placas de Petri com meio de cultura sólido contendo Malte 3% na presença e ausência dos agrotóxicos. Para dados de comparação mediu-se o tamanho do diâmetro da colônia formado na superfície da placa. Inicialmente, os fungos foram testados em ambos os agrotóxicos nas concentrações 200 ppm, 400 ppm e 600 ppm. Perante o PCP, nenhuma das linhagens se desenvolveu a partir do inoculo, indicando que tais concentrações provavelmente são tóxicas a esses microrganismos. No entanto, diante do Lambda-Cialotrina todas as linhagens obtiveram crescimento, demostrando resistência ao agrotóxico em todas as concentrações, com destaque para duas linhagens, que aumentaram de tamanho com o aumento das concentrações. Frente a esses resultados, estas duas cepas foram expostas novamente ao PCP, mas em novas concentrações menores, 10 ppm, 25 ppm, 30 ppm, 40 ppm e 50 ppm. Houve crescimento colonial das duas linhagens, sendo que uma cresceu mais, no entanto, ambas com tamanhos menores em comparação aos testes com Lambda-Cialotrina. Contudo, os resultados demostraram que o efeito de toxicidade do PCP é claramente maior que a do Lambda-Cialotrina nesses microrganismos. Além disso, fungos de origem marinha podem ser utilizados na biodegradação de piretróides, mesmo em elevadas concentrações e, que há entre essas linhagens, uma com alto potencial degradativo frente ao PCP que será submetida a demais testes investigativos.