27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1165-1


Poster (Painel)
1165-1Diversidade bacteriana associada aos corais Mussismilia hispida e Mussismilia harttii, saudáveis e doente, coletado no litoral Sul da Bahia.
Autores:Quinto, C.A (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Dias, J.C.T (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Rezende. R.P (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Pessoa, T.B.A. (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Pereira, R.A. (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Costa, M.S (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz) ; Assis, D.A.M. (UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz)

Resumo

Doenças em corais têm sido registradas desde 1980, sendo uma das principais responsáveis pela redução da cobertura coralínea em todo o mundo. Estudos mostram que fatores bióticos como patógenos e abióticos como aumento da temperatura das águas, podem estar relacionados à ocorrência de doenças emergentes em corais. Os corais abrigam diversas comunidades microbianas, as quais são importantes na manutenção da saúde e ⁄ou doenças nestes organismos. O conhecimento sobre a diversidade microbiana associada a corais saudáveis e doentes podem ajudar a identificar agentes causadores de doenças, facilitando assim a busca por estratégias para preveni-las ou remediá-los. O objetivo do presente trabalho é analisar a diversidade bacteriana associada a corais doentes e saudáveis do litoral sul da Bahia pela técnica de Eletroforese em Gel de Gradiente Desnaturante (DGGE). Para tanto, amostras dos corais Mussismilia hispida (saudáveis e doentes) e Mussismilia harttii (saudáveis) foram coletados no litoral de Ilhéus e Taipu de Fora - litoral sul da Bahia. Para obtenção do DNA das bactérias, fragmentos dos corais foram macerados e diluídos em tampão fosfato de sódio, pH 7,5 com 1% de pirofosfato de sódio e 1% de Tween® 80. As células bacterianas foram separadas e concentradas por centrifugação. O DNA dos simbiontes foi extraído com o kit E.Z.N.A.® Soil DNA e amplificado com o par de inciadores RPO com grampo GC. Para a análise da diversidade, os amplicons foram corridos em gel de poliacrilamida 6%, com gradiente desnaturante de 30 a 70%, por 5 horas a 200 V. A matriz obtida a partir do gel foi analisada pelo método de Dice. O perfil bacteriano das espécies de corais exibiu padrão de bandas distintas entre as áreas estudadas. Os corais do gênero Mussismilia, coletados em Ilhéus ( M. hispida saudável (MS); M. hispida doente 1(MV); e M. hispida doente 2 (MC)) exibiram perfis microbianos mais semelhantes entre si, quando comparados com amostras do coral M. harttii (MH) da mesma área e M. hispida saudável de Taipu de Fora (MT). Entretanto, bandas específicas foram visualizadas entre as amostras. Os corais da espécie M. harttii, apresentou perfil bacteriano muito distinto dos demais corais coletados, apresentando uma maior similaridade com o perfil bacteriano exibido pelo coral saudável de Taipu de Fora (MT). Estes dados sugerem que a associação bacteriana entre corais do gênero Mussismilia é espécie - específica, mais que a distribuição destes micro-organismos é influenciada pela área de estudo