27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1161-2


Poster (Painel)
1161-2Ocorrência de Salmonella spp. em ovos comercializados em supermercados e feiras livres do município de Pelotas, RS
Autores:Vaniel, C. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Haubert, L. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; WÜRFEL, S. F. R (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas) ; Silva, W.P. (UFPEL - Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

A busca por alimentos de alto valor nutricional e que ao mesmo tempo possuam preços acessíveis é uma crescente demanda da população. Dentre estes alimentos, o ovo se destaca como uma importante fonte de proteína e demais nutrientes. Em contrapartida, essas características propiciam a proliferação de diversos micro-organismos patogênicos, como a Salmonella spp., principal agente causador de doenças de origem alimentar em todo mundo e um importante perigo a saúde pública. O presente estudo tem como objetivo avaliar a ocorrência de Salmonella spp. em ovos comercializados em supermercados e feiras livres do município de Pelotas, RS. No período de agosto de 2012 a abril de 2013 foram realizadas cinco coletas, perfazendo um total de 40 amostras (cada amostra corresponde a um pool de 6 ovos) adquiridas em 8 estabelecimentos, 4 supermercados e 4 feiras livres. Os ovos foram encaminhados ao Laboratório de Microbiologia de Alimentos/DCTA/UFPel, onde foram realizadas as análises microbiológicas, sendo avaliados casca e gema separadamente. As amostras foram submetidas ao isolamento de Salmonella spp., segundo a metodologia preconizada pela Instrução Normativa nº 62, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A cepa Salmonella Typhimurium ATCC 14028 foi utilizada como controle positivo. A ocorrência de Salmonella spp. foi identificada em 5% das amostras, sendo 2,5% encontrada na casca (estabelecimento 1) e 2,5% encontrada na gema (estabelecimento 4). Ambos os isolados foram provenientes de amostras obtidas em supermercados, oriundas de granjas comerciais. A possível causa da contaminação da casca do ovo é o processo de lavagem realizado nas granjas que, quando realizado de maneira inadequada, permite a deposição de micro-organismos indesejáveis. A presença de Salmonella spp. na gema do ovo pode também ser resultado da etapa de lavagem, que pode ter contribuído para a penetração da bactéria através da casca, ou ainda por transmissão vertical (transovariana). Este resultado demonstra a necessidade de atenção dos órgãos competentes, no sentido de fiscalizar todos os pontos da cadeia produtiva avícola, por serem possíveis carreadores de patógenos para os consumidores. Além disso, denota-se a importância da lavagem e sanitização adequada dos ovos logo após a postura, bem como do controle de patógenos nas granjas, o que pode contribuir para a redução na contaminação por Salmonella spp.