27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1159-1


Poster (Painel)
1159-1Concordância entre testes manuais e o sistema automatizado Vitek-2 com o MALDI-TOF na identificação de micro-organismos clinicamente relevantes isolados em um hospital da cidade de Salvador-Bahia.
Autores:FERREIRA, V.M (HSR - Hospital São RafaelEBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) ; LINS, M.O. (HSR - Hospital São RafaelUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; BARBERINO, M.G. (HSR - Hospital São RafaelUFBA - Universidade Federal da BahiaFIOCRUZ - Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz) ; ARRAES, A.C (HSR - Hospital São RafaelUFBA - Universidade Federal da Bahia) ; TEIXEIRA, V.R. (HSR - Hospital São Rafael) ; ESTRELLA, L. (HSR - Hospital São Rafael) ; MOREIRA, A (HSR - Hospital São Rafael) ; SILVA, M.O. (HSR - Hospital São RafaelFIOCRUZ - Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz) ; MENDES, A.V. A. (HSR - Hospital São RafaelEBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública)

Resumo

Os sistemas de identificação automatizados são utilizados nos laboratórios de microbiologia clínica visando identificações rápidas e precisas de micro-organismos clinicamente relevantes e a determinação do perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos. Estes métodos foram desenvolvidos em substituição as técnicas convencionais (manuais) que devido a questões intrínsecas ao método são mais lentas, complexas e mais onerosas. A metodologia MALDI-TOF MS, recentemente introduzida na rotina laboratorial com alta acurácia evidenciada em estudos atuais, é considerada de simples execução, com menores custos e tempo para identificação do patógeno. O objetivo deste estudo foi avaliar a concordância na identificação bacteriana entre as metodologias manuais e Vitek-2 com o MALDI-TOF MS (BioMérieux, França) em micro-organismos isolados em um hospital terciário, privado, filantrópico, com foco em pacientes de alta complexidade cirúrgica e oncológicos. Foram selecionados 225 isolados de amostras diversas, sendo 126 (65 Gram-negativas, 56 Gram-positivas e 5 leveduras) identificadas pelo Vitek-2 e 99 (44 Gram-negativos, 22 Gram-positivos e 33 leveduras) por métodos manuais. Esses isolados foram submetidos a uma identificação comparativa com MALDI-TOF, utilizando o inoculo crescido em meio de cultura. Comparando os resultados de identificação pela metodologia manual com o MALDI-TOF, em nível de gênero, foi observada concordância de 98% para Gram-negativas, 100% Gram-positivas e 97% para leveduras. Entre os isolados identificados previamente pelo Vitek-2, em nível de gênero e espécie, quando confrontados com os resultados do MALDI-TOF, houve concordância em 98% para Gram-positivas, 97% para Gram-negativas e 100% para leveduras. Os resultados sugerem que as técnicas utilizadas são essencialmente comparáveis já que houve alta correlação na identificação do gênero dos micro-organismos e poucos desacordos em relação às espécies. Esses achados corroboram a acurácia da revolucionária metodologia do MALDI-TOF, que agrega à confiabilidade dos métodos tradicionais a rápida identificação do agente. Acredita-se que o advento do MALDI-TOF MS será um marco para o diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas, já que a identificação precisa e rápida são cruciais para a introdução de agentes antimicrobianos com espectros adequados e consequentemente na redução dos custos hospitalares, redução da indução de resistência aos antimicrobianos e principalmente na mortalidade dos pacientes.