27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1156-1


Poster (Painel)
1156-1Produção de compostos bioativos de interesse industrial por bactérias formadoras de endosporos isoladas de solos da Antártica
Autores:Vollu, R.E. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Jurelevicius, D. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Peixoto, R.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Rosado, A.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Seldin, L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Os solos encontrados na Antártica apresentam, de maneira geral, níveis baixos de nutrientes, pH alcalino e pouca umidade, com exceção dos solos ornitogênicos. Bactérias formadoras de esporos têm a capacidade de sobreviver em condições adversas e talvez sejam mais bem adaptadas que as demais nos solos em questão. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo principal isolar e caracterizar, através de testes bioquímicos e moleculares, bactérias aeróbias e formadoras de esporos de nove solos da Antártica, e avaliar o potencial biotecnológico das bactérias isoladas. Cada amostra (5 g) de solo foi misturada a 45 ml de meio de cultura TSB e ficou sob agitação durante 20 min. Em seguida, a mistura foi pasteurizada (80ºC/10 min) e incubada por 5 dias a 12ºC. Após este período, as amostras foram inoculadas em placas contendo meio TSB e incubadas por 5 dias a 12°C. Um total de 80 estirpes foi isolado e tiveram seu DNA genômico extraído e amplificado por PCR utilizando-se iniciadores universais para o gene que codifica o 16S rRNA. Os produtos de PCR foram então submetidos ao ARDRA e as estirpes foram separadas em grupos distintos. Uma estirpe representante de cada grupo foi selecionada para o sequenciamento do gene que codifica o 16S rRNA. Foi possível observar que os gêneros mais abundantes nestes solos foram: Sporosarcina, Bacillus, Rummeliibacillus e Paenibacillus. Além disso, todas as estirpes foram testadas quanto à produção de compostos bioativos com interesse industrial como enzimas extracelulares, substâncias antimicrobianas e biossurfactantes. As atividades enzimáticas mais frequentes entre as estirpes isoladas foram esterase (45%), caseinase (30%), amilase (16,2%) e gelatinase (15%). A produção de biossurfactantes foi detectada em 25% das estirpes. Uma estirpe identificada como B. thuringiensis apresentou 6 características de interesse industrial: amilase, caseinase, lipase, esterase, gelatinase e produção de biossurfactante. Algumas estirpes (13,7%) produziram substância antimicrobiana contra S. aureus resistente à meticilina e somente 2 estirpes apresentaram atividade contra C. albicans. Além disso, a presença das espécies bacterianas isoladas foi correlacionada com as propriedades físicas e químicas dos solos estudados. Os resultados indicaram que o pH dos solos e a quantidade de C e P presentes nos solos estudados foram os fatores mais correlacionados com a distribuição de bactérias formadoras de endosporos nos solos da Antártica.