27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1153-1


Poster (Painel)
1153-1CULTIVO E PRODUÇÃO DE BACTERIOCINA POR Lactobacillus plantarum: DIFERENÇA ENTRE ANAEROBIOSE E AEROBIOSE COM E SEM SUPLEMENTAÇÃO DE INULINA
Autores:Sabo, S.S. (USP - Universidade de São Paulo) ; Balciunas, E.M. (USP - Universidade de São Paulo) ; Martínez, F.A.C. (USP - Universidade de São Paulo) ; Oliveira, R.P.S. (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo

INTRODUÇÃO Lactobacillus plantarum é uma bactéria ácido-lática anaeróbia facultativa, a qual pode se desenvolver tanto na presença quanto na ausência de oxigênio. A inulina, por sua vez, é um prebióticos que pode maximizar a eficácia das bactérias ácido-láticas. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da condição aeróbica com e sem suplementação de 1% de inulina e anaeróbica no crescimento e na produção de bacteriocina por L. plantarum. MATERIAIS E MÉTODOS Para aerobiose com e sem suplementação de 1% de inulina, L. plantarum foi cultivado em 100 mL de caldo MRS à 30ºC/100 rpm/48h e para anaerobiose as mesmas condições foram adotadas, exceto a agitação a 100 rpm e a suplementação com inulina. O crescimento foi avaliado através da D.O./mL a 600 nm nos tempos 0, 3, 6, 9, 12, 15, 24, 30, 36 e 48h. Valores de pH do meio de cultivo também foram mensurados no mesmo intervalo de tempo. A atividade da bacteriocina produzida foi testada utilizando 3 cepas bioindicadoras de Listeria monocytogenes (L101, L711 e L104) e os halos obtidos foram medidos em milímetros. RESULTADOS E DISCUSSÕES O crescimento de L. plantarum em todas as condições de cultivo foi bastante semelhante, apresentando fase exponencial entre 3 a 15 h de cultivo. A partir de 15 até 48h do cultivo, o crescimento se manteve em fase estacionária. O mesmo comportamento foi observado em relação a mudanças de pH do meio de cultivo, em que o menor valor obtido foi de 4,13 em aerobiose sem suplementação, 4,07 para aerobiose com suplementação de inulina e 4,14 em anaerobiose. Em todas as condições de cultivo, L. plantarum foi capaz de produzir bacteriocina capaz de gerar zonas de inibição contra as cepas testadas. Contra todas as cepas bioindicadoras os maiores halos obtidos (14 mm) foram em condição anaeróbica. Conclui-se que o crescimento de L. plantarum não se altera em aerobiose com ou sem suplementação de inulina ou em anaerobiose, sendo assim, qualquer condição de cultivo escolhida seria eficiente. Entretanto, para obtenção de bacteriocina com maiores halos de inibição, o cultivo anaeróbico pode ser a melhor escolha.