27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1152-2


Poster (Painel)
1152-2A fase exponencial de crescimento como um critério de transferência do inóculo de cinco linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae
Autores:Lima, D. A. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Gouveia, E. R. (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Inóculo refere-se à adição de uma pequena quantidade de células viáveis a um meio esterilizado para iniciar o ciclo fermentativo de forma rápida e econômica. Na preparação do inóculo é extremamente importante conhecer a curva de crescimento do microrganismo, para que seja definido o período de transferência das células ao meio de fermentação. É possível diferenciar quatro fases distintas no crescimento microbiano: fase lag, fase exponencial ou log, fase estacionária e fase de morte ou declínio. Cada uma destas fases é caracterizada por ocorrer processos fisiológicos e bioquímicos diferentes. O objetivo deste trabalho foi determinar a fase exponencial de crescimento de cinco linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae (UFPEDA 1238, UFPEDA 1326, UFPEDA 1337, UFPEDA 1324 e UFPEDA 1333). Os cultivos foram realizados em frascos de Erlenmeyer de 250 mL contendo 50 mL de meio complexo à base de glicose, extrato de levedura e peptona. A temperatura e a agitação foram mantidas à 30 ºC e 230 rpm, respectivamente. A biomassa foi quantificada por espectrofotometria a 660 nm. Foi utilizado o Excel para calcular as velocidades máximas específicas de crescimento durante a fase exponencial de cada linhagem. Foi possível observar a fase exponencial de crescimento durante o crescimento de todas as linhagens. As linhagens UFPEDA 1326 e UFPEDA 1337 apresentaram 1,5 horas de fase lag e suas velocidades máximas específicas de crescimento foram 0,36 e 0,19 h‾¹, respectivamente. Os valores obtidos para as velocidades das demais leveduras foram: 0,26 h‾¹ para a UFPEDA 1238, 0,31 h‾¹ para a UFPEDA 1333 e 0,45 h‾¹ para a UFPEDA 1324. As linhagens apresentaram diversidade quanto ao crescimento e o momento de transferência do inóculo foi estabelecido de acordo com a velocidade máxima específica de crescimento de cada linhagem.