27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1148-1


Poster (Painel)
1148-1Resistência aos Antimicrobianos e Distribuição de Tipos Capsulares de Streptococcus agalactiae Isolados de Infecções Urinárias
Autores:Schuab, R.B. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Souza, V.C. (FLEURY - Grupo Fleury) ; Barros, R.R. (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Introdução: Estudos recentes apontam crescente importância de Streptococcus agalactiae (EGB) como causa de infecção do trato urinário, especialmente em mulheres. Penicilina é o antibiótico de escolha para o tratamento de infecções por EGB, porém já foram relatadas amostras com baixa sensibilidade a este antibiótico, bem como crescente taxa de resistência aos macrolídeos e lincosamídeos, alternativas terapêuticas para pacientes alérgicos à penicilina. Esse estudo investigou os perfis de resistência aos antimicrobianos entre 195 amostras isoladas de urina contendo mais de 100.000 UFC/ml oriundas de pacientes atendidos em uma rede de laboratório de análises clínicas no período de outubro de 2010 a setembro de 2011. Materiais e Métodos: As amostras foram submetidas à identificação fenotípica convencional. O comportamento frente aos antimicrobianos foi avaliado pelo método de difusão de disco, de acordo com normas do CLSI. Amostras que apresentaram resistência à eritromicina foram submetidas à determinação da concentração inibitória mínima (CIM) por teste epsilométrico e à investigação dos determinantes genéticos de resistência aos macrolídeos por PCR. Este método também foi empregado na determinação do tipo capsular (Ia, Ib, II-VIII). Resultados: Pelo método de difusão de disco, observou-se 76% de resistência à tetraciclina. Entre amostras intermediárias (7) e resistentes (16) à eritromicina foram encontrados os fenótipos de resistência M (4), MLSBi (9) e MLSBc (10), que correlacionaram-se aos genes de resistência mefA/E, ermA e ermB, respectivamente. A CIM de eritromicina variou entre 1 e >256μg/ml, sendo os valores mais elevados de CIM relacionados ao fenótipo MLSBc. Todas as amostras intermediárias pelo método de difusão de disco apresentaram CIM compatível com resistência, assim, a resistência à eritromicina foi 11,8%. Entre as amostras pesquisadas o tipo capsular V foi prevalente seguido por II e Ia. Conclusão: Tetraciclina ainda apresenta taxa de resistência elevada, o que torna sua prescrição desaconselhável, porém com discreta queda quando comparada a estudos semelhantes. A taxa de resistência a macrolídeos e lincosamídeos observada é preocupante, tendo em vista a importância desses antimicrobianos em pacientes alérgicos à penicilina. Os tipos capsulares prevalentes nessa pesquisa foram os mesmos descritos em trabalhos internacionais com EGB em urina.