27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1147-2


Poster (Painel)
1147-2MICOSES SUPERFICIAIS EM CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS, ASSISTIDAS PELO PROGRAMA ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM JOÃO PESSOA - PB
Autores:Pereira, J.A. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Pontes, Z.B.V.S. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Coelho, A.C. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Carvalho, M.F.P. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Cabral, M.N. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Queiroz, J.C.S. (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Vidal, E.P. (USF- ALTO DO MATEUS - Unidade de Saude da Familia do Alto do Mateus de João Pessoa) ; Silva, J.C. (USF- ALTO DO MATEUS - Unidade de Saude da Familia do Alto do Mateus de João Pessoa)

Resumo

A micose superficial é um dos muitos problemas que afligem a população de baixa renda, sendo estas muitas vezes tratadas apenas como um problema estético, contudo as altas frequências às tornam relevantes. Prevenir e diagnosticar essas micoses em crianças de escolas publica assistidas pelo Programa Estratégias de Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde Nova Conquista (USFNC) no Alto do Mateus, da Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa – PB é muito importante e estes foram os objetivos deste estudo. Palestras e folheto educativos sobre “fungos e prevenção de micoses superficiais” foram proferidas as crianças e aos servidores de uma Escola Estadual e de outra Municipal de Ensino Fundamental da Comunidade. Após consentimento livre e esclarecido pelos responsáveis foi realizada a avaliação clínica das crianças. Quando da suspeita clínica de uma micose superficial, foi realizado a coleta do material biológico (pele, pelo e/ou unhas) e encaminhamento para processamento (exame microscópico direto, cultura em ágar Sabouraud dextrose cloranfenicol® e Mycobiotic ágar®) no Laboratório de Micologia da Universidade Federal da Paraíba. A entrega dos resultados dos exames laboratoriais e orientação aos responsáveis pelas crianças portadoras de micoses superficiais para procurarem o médico da USFNC foram realizadas pelos agentes comunitários. Foram assistidas 379 crianças, sendo 20% (74) com suspeita clínica de micoses superficiais. O diagnóstico de micoses superficiais foi confirmado em 64% (47) das crianças com idades que variaram de 7 a 16 anos e 53% delas pertenciam ao gênero masculino. Através dos achados clínicos e exame microscópico direto semi-quantitativo (sugestivo de Malassezia spp.) foram diagnosticados 87% (41) casos de pitiríase versicolor e baseados também no cultivo foram diagnosticados 11% (5) de tinha corporis e 2% (1) de tinha pedis. Os investigados encontram-se em um contexto cujas condições sócio econômicas e sanitárias são precárias, fazendo-se necessário a ampliação do estudo na Comunidade para melhor se conhecer o perfil epidemiológicos destas micoses, através de ações educativas, de diagnóstico e de monitoramento do tratamento. O diagnóstico de micoses superficiais, principalmente de pitiríase versicolor, passar a ser não só estético, como também de qualidade de vida destas crianças na escola e comunidade.