27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1145-1


Poster (Painel)
1145-1Análise da atividade bactericida do óleo essencial de canela (Cinnamomum zeylanicum) em cepas de Staphylococcus aureus, isoladas de leite de vaca com mastite subclínica.
Autores:Budri, P.E. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Rall, V.L.M. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; FERNANDES JÚNIOR, A. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Silva, N.C.C. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Castilho, I.G. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Zanutto, M.R. (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo

Staphylococcus aureus são cocos gram-positivo, que se arranjam em forma de cachos. Esse micro-orgasnismo apresenta grande relevância na bovinocultura leiteira, pois é um dos principais causadores de infecções nas glândulas mamárias, levando à redução da produção e da qualidade do leite, além do uso de antimicrobianos e morte dos animais. Tendo em vista a complexidade e a relevância econômica dessa bactéria, tem-se investido em novos compostos bactericidas, frente à crescente resistência dos micro-organismos aos antimicrobianos existentes. Os óleos essenciais (OEs) de condimentos aromáticos vêm sendo estudado quanto a sua capacidade antimicrobiana, com bons resultados. Assim, o estudo objetivou a determinação da concentração inibitória mínima para 90% das cepas estudadas (CIM90%) de OE de canela (Cinnamomum zeylanicum) em 26 cepas de S. aureus, previamente isoladas de leite de vacas diagnosticadas com mastite subclínica. O OE foi extraído por arraste de vapor em destilador (MA480 - Marconi) e a densidade foi obtida pesando-se o volume de 1 ml. A metodologia utilizada para detecção do CIM90% foi a microdiluição em microplacas de ELISA do OE em meio Brain Heart Infusion (BHI) acrescido de Tween 80. Foram inoculados volumes padronizados de suspensão bacteriana e, após o período de incubação de 35ºC/24 horas, foi realizada a leitura com o indicador redox (resazurina). Para comprovar a ação bactericida, uma alíquota do poço que não revelou crescimento foi espraiada em uma placa de ágar sangue, incubada a 35ºC/24 horas. Os resultados demonstraram que o óleo essencial de canela apresenta CIM90% de 1,04 mg.ml-1, indicando forte atividade bactericida mesmo estando em pequenas concentrações, corroborando com estudos da área. Baseado nisso, pode-se inferir que o OE de canela é um produto natural em destaque para utilização contra S. aureus. Entretanto, estudos adicionais devem ser realizados, em relação a sua ação in vivo e possíveis efeitos tóxicos às células da glândula mamária bovina.