27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1143-2


Prêmio
1143-2Identificação molecular de Trichosporon asahii, determinação de genótipos e avaliação da susceptibilidade a triazólicos
Autores:Toti, A.C.M. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Iturrieta-González, I.A. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Padovan, A.C.B. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Colombo, A.L. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

Introdução: Trichosporon sp., especialmente T. asahii, vem sendo isolado como patógeno oportunista de infeções fúngicas invasivas em pacientes neutropênicos e em uso de catéteres vasculares, com taxas de mortalidade entre 70 a 80%. Os isolados de T. asahii apresentam sensibilidade limitada à diferentes antifúngicos, sendo a classe dos triazólicos a primeira linha de escolha para o tratamento de infecções causadas por este agente. Os objetivos deste trabalho foram identificar, avaliar os genótipos e o perfil de susceptibilidade de 36 amostras de T. asahii obtidas de frascos de hemocultura (12), urina (20) e micoses superficiais (4). Métodos: As 36 cepas foram identificadas por métodos fenotípicos e por sequenciamento da região IGS1 do rDNA, com posterior análise no GenBank – NCBI, utilizando a ferramenta Blastn. Para determinação dos genótipos, as sequências foram alinhadas no programa SEAVIEW e análises filogenéticas foram inferidas no PAUP 4.0. Os testes de susceptibilidade para fluconazol (FLC), itraconazol (ITC), voriconazol (VRC) e posaconazol (POS) foram feitos pelo método de microdiluição em caldo (CLSI, documento M27-A3/S4), com leitura de 24 horas. Duas cepas de referência, T. asahii CBS2479 e CBS7631, foram incluídas em todos os ensaios. Resultados: Todos os isolados foram identificados como T. asahii, com ≥99% de identidade e cobertura entre sequências. Análises filogenéticas discriminaram 4 dos 12 genótipos descritos na literatura. O genótipo 1, com 32 isolados (84,2%) originados de todos os sítios amostrados, incluindo as 2 cepas de referência; genótipo 3, com 3 isolados (7,8%), provenientes de hemocultura e micoses superficiais; genótipo 5, com 2 isolados de urina (5,2%); e genótipo 4 com 1 isolado de urina (2,6%). No conjunto, todas as cepas apresentaram boa sensibilidade aos 4 triazólicos testados, sendo obtidas as seguintes médias geométricas de valores de concentração inibitória mínima: FLC=1,92µg/ml, VRC=0,03µg/ml, ITC=0,14µg/ml e POS=0,25µg/ml. Não houve relação entre susceptibilidade e os sítios amostrados ou entre os genótipos encontrados. Conclusões: O genótipo 1 foi o mais prevalente entre os isolados de T. asahii e o genótipo 5 foi encontrado pela primeira vez entre isolados brasileiros. Voriconazol mostrou ser a droga de melhor ação antifúngica contra T. asahii.