27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1142-1


Prêmio
1142-1IDENTIFICAÇÃO DE GENES E SEQUÊNCIAS ASSOCIADAS À PATOGENICIDADE DE UMA LINHAGEM DE ESCHERICHIA COLI CAUSADORA DE ONFALITE EM AVES POR MEIO DA ANÁLISE DE SEU GENOMA ACESSÓRIO
Autores:Janssen, L. (UNB - Universidade de Brasília) ; Rojas, T.G.C. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Silveira, W.D. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Campos, T.A. (UNB - Universidade de Brasília)

Resumo

Linhagens de Escherichia coli patogênicas para aves são conhecidas como APEC (“Avian Pathogenic Escherichia coli”) e estão associadas principalmente às infecções extraintestinais sistêmicas e/ou respiratórias que causam grandes perdas econômicas na indústria aviária. Infecções do saco da gema são geralmente observadas no período final de incubação dos ovos e resultam em onfalite (necrose do tecido umbilical) e na mortalidade dos embriões ou das aves com até duas semanas de idade. Os mecanismos de patogenicidade de APEC são variáveis e ainda não estão completamente elucidados. Sistemas de captação de ferro, produção de citotoxinas e adesinas são determinantes de virulência caracterizados que contribuem efetivamente com a patogenicidade das linhagens. O presente trabalho objetivou identificar sequências e/ou genes de fatores de virulência de uma linhagem de APEC causadora de onfalite (O8). Para este fim, o genoma da linhagem O8 foi submetido à análise no software "Panseq’s Novel Region Finder" visando à busca e identificação de sequências e genes acessórios. Os genomas de E. coli 536, UMN026, APEC O78 e UTI89 foram utilizadas como linhagens referência. Após a submissão dos genomas "query e reference" (APEC 08 e referências), cada uma das 352 sequências identificadas como acessórias foi submetida a alinhamento local no BLAST para identificação de função. Trinta e cinco sequências apresentaram alta identidade (superior a 97%) às sequências de APEC078 e ETEC H10407. Vinte e quatro sequências apresentaram alta identidade genes associados a mecanismos de patogenicidade bacteriana: 11 de adesão, 3 de sistemas de captação de ferro, 4 de toxinas e uma de resistência a antimicrobianos. Além disto, foram identificadas 41 sequências associadas a mecanismos de transferência genética horizontal. O elevado número de sequências associadas a mecanismos de transferência genética horizontal sugerem a participação destes elementos na evolução do genoma da linhagem O8. A elevada frequência de genes associados a processos de adesão e expressão de toxinas sugerem estes fatores de podem ser fundamentais ao estabelecimento da infecção e permanência da bactéria e que estão envolvidas na patogênese da linhagem. Experimentos futuros comparando os genomas acessórios de APECs envolvidas em outras patologias (como Septicemia e Síndrome da Cabeça Inchada) colaborarão para o entendimento de quais os fatores genéticos estão associados especificamente à virulência das linhagens na evolução de cada patologia.