27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1141-1


Poster (Painel)
1141-1Triagem ligninolítica de fungos filamentosos isolados de aves migratórias da Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Autores:Santos, M.P. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Gonçalves, S.S. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Santos, S. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Negri, C.E. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Colombo, A.L. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Cruz, J.B. (FPZSP - Fundação Parque Zoológico de São Paulo) ; Vasconcellos, S.P. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

Uma grande diversidade de fungos é capaz de decompor matéria orgânica complexa como, celulose, hemicelulose e lignina, ademais utilizam estes compostos como fontes de carbono e energia, reintroduzindo-os nos ciclos biogeoquímicos. Os fungos utilizam vários substratos, sendo que alguns grupos se especializaram em degradar compostos específicos, tornando-os mais competitivos se comparados a outros microrganismos. Devido ao potencial biotecnológico que os fungos apresentam, torna-se importante a sua prospecção quanto à detecção e quantificação da atividade ligninolítica, visando o futuro emprego em processos de interesse ambiental e/ou industrial. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi isolar fungos filamentosos a partir de amostras isoladas de aves migratórias que povoam sazonalmente o Parque Zoológico de São Paulo, paralelamente realizando triagens quanto à atividade ligninolítica dos mesmos. Os fungos filamentosos foram isolados de duas coletas realizadas no período de agosto a setembro de 2012, a partir de “swabs” de coana e cloaca das aves, principalmente “Irerês”. Após a coleta, as amostras foram semeadas em placas de Petri contendo Ágar Sabouraud Dextrose (SDA) e incubadas a 25ºC, por um período máximo de 14 dias. Foi possível o isolamento de 58 linhagens de fungos filamentosos as quais foram submetidas à verificação de sua pureza e viabilidade, através de repiques consecutivos e incubação a 25ºC em meio SDA, por 7 dias. Estas linhagens foram triadas em ágar Guaiacol (BKG) quanto à atividade ligninolítica. Através do ensaio foi possível a detecção de 23 cepas tidas como hits positivos. Vale ressaltar que dentre os fungos filamentosos com atividade ligninolitica detectada sobre guaiacol, a grande maioria afilia-se ao gênero Fusarium spp. Assim, como próximas etapas do corrente estudo vislumbra-se a quantificação e caracterização das enzimas ligninolíticas detectadas, além da montagem de microcosmos para a verificação do potencial biodegradador dos mesmos.