27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1135-1


Poster (Painel)
1135-1Otimização das condições de cultivo de um fungo endofítico para produção de metabólitos secundários com atividade antifúngica a Colletotrichum causador de antracnose no guaranazeiro
Autores:Elias, L.M. (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Sartori, S.B. (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Azevedo, J.L. (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Gomes, L.H. (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Lira, S.P. (ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz")

Resumo

A Amazônia abriga milhares de espécies vegetais e estima-se que cada uma deva possuir muitos endófitos ainda não identificados, que podem ser cultiváveis ou não cultiváveis. Os micro-organismos podem produzir metabólitos secundários bioativos e esta produção depende intrinsecamente das condições utilizadas para seu crescimento e desenvolvimento, tais como, composição do meio de cultura, pH, tempo de incubação, agitação, dentre outras. Variando-se estas condições é possível otimizar este processo de modo que ocorra uma maior produção do metabólito de interesse, o qual pode possuir diversas aplicações, inclusive na área agronômica. Os compostos produzidos por endófitos são importantes candidatos ao controle de fitopatógenos, inclusive dos fungos do gênero Colletotrichum, que são considerados os principais fitopatógenos do mundo, causando danos econômicos a diversas culturas, como do guaraná. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo a otimização das condições de crescimento e produção de metabólitos secundários por um fungo endofítico isolado de guaranazeiro da Amazônia, e avaliar sua atividade antifúngica “in vitro” ao Colletotrichum gloeosporioides. Deste modo, foram avaliados três diferentes meios de cultura (Extrato de Malte (EM), Batata-Dextrose (BD) e Meio mínimo), em três diferentes faixas de pH (6, 7 e 8) e sob agitação de 150 rpm a 28º C durante 5 dias. Durante o processo foi obtida uma curva de produção de metabólitos secundários visando acompanhar a produção do composto bioativo através de cromatografia em camada delgada (CCD) e esta produção foi biomonitorada através de ensaios “in vitro” contra o fitopatógeno. Por fim, os meios de cultura foram filtrados para separar o micélio do sobrenadante. O sobrenadante foi submetido à partições com o solvente AcOEt e o micélio foi misturado com MeOH, sonicado e filtrado. Todos os extratos obtidos foram submetidos a CCD e a um bioensaio final. Como resultado foi obtido que nos meios de cultura EM e BD o metabólito bioativo foi produzido em todas as faixas de pH. Porém, as melhores condições que propiciaram a produção do metabólito bioativo foi no meio de cultura EM em pH 6. Até o presente momento não há estudos sobre metabólitos isolados de fungos endofíticos do guaraná da Amazônia e espera-se com esse estudo contribuir na descoberta de novos compostos bioativos de interesse biotecnológico. Agradecimento: FAPESP (processo 2012/02000-5)