27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1130-2


Poster (Painel)
1130-2Estratégia lúdica para capacitação de profissionais de saúde sobre a importância da higienização das mãos com preparação alcoólica em um hospital público do Rio de Janeiro
Autores:Albuquerque, A.L.M.C. (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa - Ministério da Saúde) ; Storch, E. B. (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa - Ministério da Saúde) ; Silva, M.I.J.F. (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa - Ministério da Saúde) ; Paz, M.S. (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa - Ministério da Saúde) ; Petersen, P.G. (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa - Ministério da Saúde) ; Silva, W.A. (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroHFL-MS - Hospital Federal da Lagoa - Ministério da Saúde) ; Campos, P.C.C. (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa - Ministério da Saúde) ; Santos, R.M.R. (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa - Ministério da Saúde) ; Fonseca,B.O. (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa - Ministério da Saúde)

Resumo

A higienização das mãos é a medida de maior impacto na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda desde 2009 o uso de preparação alcoólica para esta finalidade. Soluções alcoólicas possuem maior ação antimicrobiana na eliminação da microbiota transitória em relação a água e sabão, clorexidina, PVP-I e triclosan. Em 2010 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a RDC 42, que torna obrigatório o uso de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos em todas as instituições de saúde do País. O objetivo da campanha anual de higienização das mãos foi incentivar a todos os profissionais de saúde a utilizar o álcool para higiene das mãos e a retirada dos adornos das mãos (anéis, pulseiras, relógios etc). A estratégia lúdica de treinamento em serviço consistiu na elaboração de música pelo grupo de teatro que atua no setor de voluntariado da instituição, distribuição de folders e de porta adornos. A equipe do Serviço de Controle de Infecção (SCIH) abordou os profissionais de saúde junto com o grupo de teatro nas unidades de internação, unidades de terapia intensiva e ambulatórios. A música abordava a importância da higienização das mãos, a retirada dos adornos e o uso do álcool, sendo demonstrada a técnica correta neste momento. Durante a dinâmica foi solicitado que todos profissionais presentes retirassem os seus adornos e realizasse a técnica para treinamento prático oferecendo o álcool, além da entrega de folder ilustrativo. A literatura mundial aponta que a adesão à higienização das mãos é baixa, em torno de 40%. Entretanto treinamentos sobre este assunto são realizados periodicamente para atender exigência da legislação vigente no País e a uma das metas internacionais de segurança do paciente, cuja medida principal é a higienização das mãos. Sendo assim, o serviço decidiu abordar a equipe de forma diferente no momento da execução de suas atividades. A medida gerou um bom resultado durante a abordagem dos profissionais, pois todos, embora com alguma resistência, retiraram seus adornos e executaram a técnica com álcool. Porém, em visitas posteriores foram visualizadas inadequações pertinentes ao escopo da campanha. Conclui-se que a implementação de ações educativas permanentes através de metodologias lúdicas que envolvam cada vez mais os profissionais são estartégias que sensibilizam e mudam o comportamento para melhorar a qualidade da assistência ao paciente.