27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1130-1


Poster (Painel)
1130-1ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA NO NORTE FLUMINENSE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MICROBIOLOGIA NO COTIDIANO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR
Autores:Chaves, C.R. (IF FLUMINENSE - Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus) ; Fonseca, B.O. (HFL-MS - Hospital Federal da Lagoa - Ministério da Saúde) ; Arenari, B.I.T.A. (IF FLUMINENSE - Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Guarus)

Resumo

As Escolas de Enfermagem devem assumir papel articulador entre teoria e prática profissional, contextualizando e despertando o interesse dos acadêmicos para disciplinas básicas, como a Microbiologia, tornando a aprendizagem significativa. Este estudo objetivou Identificar o conhecimento dos estudantes iniciante e concluintes do curso técnico de Enfermagem sobre a importância da Microbiologia na sua atuação profissional e na prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). Para tal, desenvolveu-se um questionário objetivo com 6 perguntas relacionando a Microbiologia com as ações da assistência hospitalar. Em um universo de 40 estudantes do 1º e 3º módulos do curso técnico em Enfermagem de uma instituição pública do Norte Fluminense, 20 concordaram em participar da pesquisa. Destes, 35% (n=7) e 65% (n=13) pertenciam ao 1º e 3º módulos, respectivamente; sendo 80% do sexo feminino. A faixa etária variou de 15 a 25 anos (1º módulo) e de 21 a 25 (46%) e 30 anos ou mais (31%), no 3º módulo. Todos os participantes responderam que a Microbiologia será importante na rotina profissional, em todos os momentos da prática hospitalar. No entanto, as respostas divergiram sobre qual seria a principal medida na prevenção das IRAS. A higienização das mãos foi escolhida por apenas 43% dos iniciantes contra 85% dos concluintes, demonstrando o maior conhecimento técnico construído ao longo do curso. Em contrapartida, 57% dos alunos do 1º módulo escolheram o álcool à 70% (recomendado pela RDC Nº42/2010 da ANVISA) como melhor solução para higienizar as mãos, enquanto 85% do 3º módulo optaram pela água e sabão. Este último método de higiene das mãos é utilizado e ensinado há muito tempo, sendo um fator cultural que precisa ser substituído pelas novas concepções. A maioria dos estudantes afirmou ter recebido informações sobre IRAS durante o curso, principalmente nas aulas teóricas e práticas e, adicionalmente, em estágios e visitas técnicas, pelos alunos do 3º módulo. Diante disto, destaca-se a importância da interação entre teoria e prática hospitalar no processo ensino-aprendizagem, visando aprimorar e atualizar conhecimentos em todos os segmentos da formação acadêmica dos técnicos em Enfermagem, uma vez que, entre os profissionais da saúde, são aqueles que realizam o maior número de procedimentos com pacientes, desempenhando papel crucial na prevenção das IRAS.