27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1093-3


Poster (Painel)
1093-3Estudo dos fatores de virulência em Vibrio spp de frutos do mar comercializados na área de influência da Baía de Todos os Santos e Valença, Bahia – Brasil.
Autores:AMORIM, C.R.N. (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; FADEL, C. (UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; YANO, T. (UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; BARBONI, S.A.V. (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA)

Resumo

Infecções intestinais são causadas por patógenos que, ou invadem a mucosa e causam inflamação da parede intestinal (bactérias invasoras), ou bactérias que produzem toxinas (não invasoras), causando diarréias de variadas intensidades e outros desconfortos. As bactérias enteropatogênicas, especialmente as do gênero Vibrio aí se incluem: são próprias deste ambiente, são pouco conhecidas, e possuem interesse para o homem no sentido de que podem causar surtos ou epidemias. Os víbrios, estão relacionadas a lançamentos de esgotos sem tratamento em ambientes aquáticos e veiculação por pescados. Visando estudar a ocorrência de bactérias potencialmente diarreiogênicas ao homem em alimentos de origem aquática (marinhos, rios, “pesque-pague”, manguezais, principalmente) que não sofreram beneficiamento industrial e que são comercializados no varejo nos municípios da área de influência da Baía de Todos os Santos (BTS) e Valença, Estado da Bahia, foram isoladas, amostras bacterianas em peixes, moluscos bivalves e crustáceos, principalmente em pontos de venda (feiras-livres, barracas, peixarias, etc), e verificadas as péssimas condições de higiene alimentar e ambiental. Todas as amostras passaram por um processo de identificação, feito segundo os critérios do Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos, para que fosse confirmada a presença de bactérias do gênero Víbrio, em especial, Vibrio cholerae. Além disso, análises genéticas foram feitas utilizando-se primers para os principais fatores de virulência de Vibrio. Do total de 182 amostras, 65 (35,7%) foram descartadas por não serem Víbrio. Das restantes, 58 (31,8%) amostras foram identificadas como Vibrio cholerae. Sendo que as outras 59 (32,4%) amostras foram identificadas como Víbrio, mas não Vibrio cholerae. Das amostras positivas para Víbrio, 99 (84,6%), apresentaram toxinas com efeito em células Vero. Estes resultados demonstram que os pescados comercializados na área de abrangência do estudo, Feira de Santana, Recôncavo Baiano e Região Metropolitana de Salvador, estão contaminados por bactérias do gênero Víbrio, em especial, Víbrio cholerae, um patógeno entérico com descrição de casos em todo o mundo, com várias epidemias e, pelo menos, duas pandemias. Esperamos que com estes resultados, a política de saúde pública mude, melhorando a fiscalização sobre o alimento vendido em bancas e feiras livres, e, preparando melhor as equipes de saúde para um pronto atendimento às vítimas de infecção por víbrios.