27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1093-2


Poster (Painel)
1093-2Fatores de virulência das amostras de Escherichia coli isoladas de bezerros com diarréia na região de Feira de Santana- BA
Autores:AMORIM, C.R.N. (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; COSTA, K.O. (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) ; Alzamora Filho, F (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; CONCEIÇÃO, R.A. (UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) ; COSTA, J.N. (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; YANO, T. (UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS)

Resumo

Escherichia coli é a bactéria gram-negativa mais comumente isolada de infecções intra e extraintestinais, tanto no homem quanto em animais, principalmente bezerros e suínos. Seis grupos distintos de E. coli podem ser identificado pelo tipo de toxina que produzem e pelo quadro clínico que causam. Dentre estes, está a E. coli enterotoxigênica (ETEC), que produz comumente dois tipos de toxinas: termo-lábil (LT-I e LT-II) e termo-estável (STa e STb). Outro fator de virulência de E. coli é a presença de antígenos de aderência, muitas vezes estruturas do tipo fímbria, que permitem a ligação da bactéria às células do hospedeiro. As adesinas mais freqüentemente encontradas em bovinos são F5 (K99), F17 e F41. O objetivo do presente estudo foi identificar os fatores de virulência presentes nas amostras de E. coli isoladas de bezerros com diarréia na região de Feira de Santana - BA. Das trinta amostras analisadas, vinte e oito (93,3%) foram positivas para pelo menos um dos fatores de virulência envolvidos neste estudo. Os fatores de virulência foram identificados pela Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), onde foi possível verificar amostras portadoras do gene Stx-1 (40%) e amostras portadoras do gene LT-2 (46,6%). Nenhuma amostra foi positiva para os genes que codificam os Fatores Necrosantes Citotóxicos (CNF1 e CNF2), nem para o gene que codifica a toxina STa. Adesinas fimbriais F5 e F17 foram identificadas em 63% e 30% das amostras, respectivamente, e nenhuma teve o gene codificado para F41. Os efeitos citopáticos em células Vero compatíveis com a produção de STx e LT foram encontrados em 40% e 46,6% das linhagens de E. coli respectivamente. Estes resultados sugerem que E. coli produtoras de toxinas e fatores de colonização estão presentes em bezerros diarreiogênicos da região de Feira de Santana – BA.