27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1088-1


Prêmio
1088-1AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS VEGETAIS AQUOSOS DE PLANTAS NATIVAS DO BRASIL NO CONTROLE DE Salmonella DE ORIGEM AVIÁRIA
Autores:Weber, L.D. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Pinto, F.G.S. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Scur, M.C. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Souza, J.G.L. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Santana, C.B. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Cezar, T.P. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Pandini, J.A. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Kuo, L.H. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Temponi, L.G. (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Resumo

Na avicultura são utilizados vários produtos químicos e sintéticos, visando aumento na produção e controle de doenças. Contudo, o uso em larga escala tem levado à resistência genética dos micro-organismos e ao desequilíbrio biológico, além de trazer danos à saúde dos produtores e consumidores, com isso torna-se necessária pesquisa por produtos alternativos. As folhas das plantas Maytenus aquifolium Mart. (espinheira-santa), Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg (jabuticabeira), Psidium guajava L. (goiabeira) e Schinus molle L. (aroeira-branca) foram coletadas e secas a 40ºC e posteriormente moídas em moinho de facas. Para a obtenção do extrato aquoso (EAq) adicionou-se ao pó a água destilada estéril na proporção de 2:10 (p/v) para para agitação por 24 horas em shaker, e após esterilizados por filtração. Foram testados 15 sorovares de Salmonella spp. quanto à suscetibilidade aos extratos (Lexigton, Give, Infantis, Montevideo, Mbandka, Agona, Senfenberg, Orion, Cubana, Kentucky, Enteritidis, Newport, Enterica, Derby e Heidelberg). A Concentração Inibitória Mínima (CIM) e a Concentração Bactericida Mínima (CBM) dos extratos aquosos foram determinadas por meio da técnica de microdiluição em caldo. Para definir a CIM foram preparadas suspensões de cultura ajustadas para turbidez 0,5 na escala McFarland e diluída até a concentração 106 UFC.mL para servir como o inóculo. Distribuiu-se a uma placa de microtitulação de 96 poços, 150 µL de caldo MH (2x), adicionados a primeira coluna 150 µL de extrato, homogeneizado e retirado 150 μL passando da coluna 1 para 2 e assim sucessivamente até a coluna 7, obtendo-se então a diluição do extrato (1,56 mg.mL-1 a 100 mg.mL-1) e por fim uma alíquota de 15 µL do inóculo e incubadas a 35ºC/ 24h. A determinação das CIMs teve como base presença ou ausência de turvação e a partir destes valores realizou-se a determinação da CBM. Observou-se a atividade antimicrobiana de todos os extratos testados. As CIMs e CBM variaram entre 12,5-100 mg.mL-1 e para alguns sorotipos a CBM foi maior que o limite de detecção. Esses resultados confirmaram o potencial antimicrobiano dos extratos vegetais testados, os quais merecem novas pesquisas abordando sua possível adição na alimentação de aves.