27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1087-2


Poster (Painel)
1087-2Atividade antibacteriana de compostos majoritários de óleos essenciais contra células sésseis de Listeria monocytogenes
Autores:Brugnera, D.F. (UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso) ; Oliveira, M.M.M. (IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES) ; Piccoli, R.H. (UFLA - Universidade Federal de Lavras)

Resumo

Listeria monocytogenes é causadora de uma infecção de origem alimentar denominada listeriose. Tolera situações adversas encontradas no processamento de alimentos e frequentemente é envolvida na formação de biofilmes. Novas alternativas de controle incluem a utilização de óleos essenciais ou de seus constituintes. Citral e cinamaldeído foram testados contra os biofilmes de L. monocytogenes ATCC 19117, 7644 e 15313 formados sobre cupons de aço inoxidável AISI 304 (1 x 10 x 20 mm). Os cupons foram colocados em tubos de ensaio (16 x 125 mm) e 5 mL caldo triptona de soja com 0,6% (p/v) de extrato de levedura (TSB-YE), contendo 108 UFC/mL, foram adicionados aos tubos, que foram incubados a 37°C / 48 horas. Os cupons foram lavados com água peptonada e submetidos às soluções antibacterianas por 15 minutos. As soluções utilizaram como diluente água destilada estéril com 0,5% (v/v) de Tween 80. As concentrações de citral e cinamaldeído foram determinadas a partir das Concentrações Mínimas Inibitórias (CMIs) obtidas contra células planctônicas e previamente determinadas. Além do tratamento controle (sem antibacteriano), foram utilizados os seguintes: CMI, 2xCMI, 4xCMI, 6xCMI, 8xCMI e 10xCMI. Para os ATCC 19117 e 7644 as concentrações variaram de 0 a 1,2% (v/v) e para o ATCC 15313 variaram de 0 a 0,6%. Os cupons foram lavados com água peptonada e colocados em tubos de Falcon de 50 mL contendo 10 mL de água peptonada. Os tubos foram agitados em vórtex por 2 minutos. Foram realizadas diluições decimais seriadas em água peptonada e posterior plaqueamento em ágar triptona de soja com extrato de levedura (TSA- YE) utilizando a técnica de microgota e incubação a 37 °C por 24 horas. Os resultados, expressos em Log de redução, foram submetidos à análise de variância e posterior regressão e teste de médias, quando necessário. Para L. monocytogenes ATCC 19117, a concentração de maior redução foi 0,48% (v/v) para ambos os compostos testados. Para L. monocytogenes ATCC 7644, a concentração de maior redução foi 1,2% (v/v) para citral e 1,1% (v/v) para cinamaldeído. Para a cepa ATCC 15313, a concentração de maior redução foi 0,42% (v/v) para ambos os compostos testados. Citral e cinamaldeído apresentaram efeito antibacteriano contra células sésseis de L. monocytogenes, sendo novas alternativas para o controle de biofilmes. Contudo, deve ser considerado que cepas desta espécie possuem diferentes sensibilidades a estes compostos.