27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1079-2


Poster (Painel)
1079-2Impacto da implantação de medidas para prevenção de pneumonia associada a ventilação mecânica (Blundle) em Unidade de Terapia Intensiva Adulto
Autores:Bellusse, G. (FCCMF - Santa Casa de Franca) ; Paula, M.C (EERP - Escolade Enfermagemde Ribeirão PretoFCCMF - Santa Casa de Franca) ; Campos, F.R (FCCMF - Santa Casa de Franca) ; Pedigoni, M.AM.C (FCCMF - Santa Casa de Franca) ; Pereira, A.R.F. (FCCMF - Santa Casa de Franca) ; Kellner, S. (FCCMF - Santa Casa de Franca)

Resumo

A Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma infecção diagnosticada após 48h de ventilação mecânica até a sua suspensão e aproximadamente 33% desse pacientes morrem em decorrência direta dessa infecção. Os bundle para PAV compõem-se de estratégias baseadas em evidência que previnem ou reduzem o risco da ocorrência dessa infecção. O objetivo desse trabalho foi analisar o impacto da implantação do bundles para PAV em Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI), em decorrência do crescente número de PAV no setor quando comparado aos indicadores nacionais. Materiais e métodos: O estudo foi conduzido em uma UTI de 17 leitos, em hospital terciário no interior do estado de São Paulo, no período de maio a dezembro de 2012. Devido ao aumento crescente da incidência de PAV no mês de abril, a equipe da CCIH, juntamente com os membros da equipe assistencial da UTI (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas), implantaram o bundle para PAV no mês de maio, o qual contemplou: higiene oral com clorexidina 0,012% três vezes ao dia, elevação da cabeceira a 30°, interrupção diária da sedação, avaliação diária das condições de extubação, profilaxia para úlcera péptica (úlcera stress) e profilaxia de trombose venosa profunda (TVP) além de treinamento intensivo no tocante a importância do trabalho em equipe desenvolvido para aplicação consistente dos cuidados. Discussão e resultados: Após a implantação do bundle para PAV, observou-se uma diminuição da densidade de incidência de 97,2 por mil pacientes dia para 32 por mil pacientes dia, ou seja, uma redução de 70% de PAV corroborando com vários estudos em relação ao tema que enfatizam a necessidade de um trabalho conjunto da CCIH com a equipe local para obtenção de sucesso na implantação dessas medidas. Salienta-se a importância em buscar medidas de prevenção para PAV já que essa infecção traz consequências para o paciente como o aumento da permanência hospitalar além do aumento do risco de morte e, para o hospital através do custo do tratamento gerando grande prejuízo.