27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1079-1


Poster (Painel)
1079-1Monitoramento da Prevalência Bacteriana e Perfil de Sensibilidade aos antibióticos do ano de 2007 a 2012 no Hospital Santa Casa de Franca
Autores:Paula, M.C (EERP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São PauloFCCMF - Santa Casa de Franca) ; Andrade, Denise (EERP - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto de São Paulo) ; Belusse, G.C. (FCCMF - Santa Casa de Franca) ; Watanabe,E. (FORP - Departamento de Odontologia Restauradora. Faculdade de Odont) ; Pedigoni, M.AM.C (FCCMF - Santa Casa de Franca) ; Duzzi, J.B. (FCCMF - Santa Casa de Franca)

Resumo

Um dos mais graves problemas que atinge os serviços de saúde é a emergência de microrganismos resistentes a diversos antimicrobianos. A resistência bacteriana é considerada um problema de saúde pública mundial. No Brasil, de acordo com o Ministério da saúde 70% das bactérias que causam infecções hospitalares são resistentes a pelo menos um grupo de antimicrobiano utilizado na pratica clínica. OBJETIVO: Avaliar os padrões de sensibilidade e resistência bacteriana frente aos antibióticos de cepas isoladas em pacientes hospitalizados em um hospital geral e, assim verificar diferenças entre as especialidades no período de 2007 a 2012. MÉTODO: Foi realizado um levantamento global de laudos de exames laboratoriais do laboratório de microbiologia de microrganismos isolados de cultura positivas (hemoculturas, uroculturas, liquor),de pacientes internados, analisando a correlação entre os mesmos, microrganismos e perfil de sensibilidade e , foi realizada uma analise estatística dos dados obtidos no ano de 2007 a 2012 em um Hospital geral de nível terciário, localizado em Franca, interior do estado de São Paulo. RESULTADO: O microrganismo de maior incidência foi Escherichia coli (correspondendo a 32%), seguido de Staphylococcus aureus (24%), klebsiella pneumoniae (17%), Pseudomonas aeruginosa ,(4%), Enterobacter ssp. (7%), Staphylococcus ssp. (4%) Proteus mirabilis (3%), Streptococcus pneumoniae (1%), Enterococcus( 1%), Serratia ssp. (1%), Streptococcus viridans (1%), Candida albicans (1%). CONCLUSÃO: A identificação do microrganismo prevalente e o perfil de sensibilidade de cada instituição é extremamente importante na elaboração de protocolos de prevenção e controle e analise crescente da resistência bacteriana ao longo de um período, tanto para orientar a terapêutica antimicrobiana adequada como para adotar uma politica para a racionalização no uso de antimicrobianos no hospital, visando a diminuição de custos atribuídos a estes medicamentos.