27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1060-2


Poster (Painel)
1060-2Caracterização molecular de isolados do complexo de espécies Fusarium solani de peritonite fúngica em paciente transplantada renal
Autores:Silva-Rocha, W.P. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Silva-Junior, W.F. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Azevedo-Melo, A.S. (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Chaves, G.M. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Fungos pertencentes ao gênero Fusarium são micro-organismos ubíquos amplamente distribuídos na natureza e que podem causar infecções superficiais, como ceratites, onicomicose, sinusites bem como disseminação hematogênica. O presente trabalho avaliou a relação genética por meio de sequenciamento molecular e genotipagem por duas metodologias (RAPD e Microssatélite), de dois isolados sequenciais de F. solani obtidos em um caso de peritonite em uma paciente transplantada renal. Paciente NMLM, 38 anos, sexo feminino, diabética e com histórico de síndrome nefrótica foi atendida no Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal. O líquido peritoneal foi coletado duas vezes com intervalo de duas semanas e enviados para cultura micológica. As amostras fora semeadas em ágar Sabouraud dextrose e foram incubadas à temperatura ambiente por 72h. Houve o isolamento de fungo filamentoso hialino, septado, subcultivado em ágar batata e incubado também à temperatura ambiente por até 72h. Foram observados macroconídios fusiformes e septados característicos do gênero Fusarium sp. O DNA genômico dos isolados sequenciais foi extraído utilizando o reagente PrepmanUltra® e foi realizado o sequenciamento molecular da região ITS onde os agentes foram identificados como Fusarium solani. Para a genotipagem, utilizou-se além dos isolados clínicos, a cepa F. solani ATCC 62877 como controle. Através da análise dos dendrogramas gerados pela técnica de microssatélite (primer M13), os isolados foram considerados indistinguíveis (Coeficiente de Dice = 1), e com alta similaridade com a ATCC62877 (CD=0.97), entretanto, pela metodologia de RAPD (primer B14), os mesmos apresentaram variações genéticas entre eles (CD=0,75) e quando comparados com a cepa de referência (CD=0,65). Estes dados sugerem ter ocorrido microevolução entre os isolados e mostra a importância de se entender a relação genética entre os micro-organismos a fim de se entender melhor a evolução natural das doenças. A paciente foi tratada anfotericina B (40 mg dia) durante 4 semanas e teve alta hospitalar.