27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1060-1


Poster (Painel)
1060-1Avaliação da atividade de fosfolipase de cepas de Candida albicans isoladas da areia da praia de Ponta Negra, Natal-RN
Autores:Silva-Junior, W.F. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Zuza-Alves, D.L. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Silva-Rocha, W.P. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Chaves, G.M. (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Candida albicans é a principal espécie de levedura capaz de causar infecções superficiais e disseminadas. Sua presença no ambiente marítimo tem estreita relação com contaminação fecal oriunda de esgotos não tratados, uma vez que a mesma é exclusiva da microbiota humana e de outros animais de sangue quente. Este trabalho objetivou isolar, identificar e avaliar a atividade de fosfolipase de C. albicans oriundas da areia da Praia de Ponta Negra, Natal-RN. A coleta foi realizada em março de 2013, em 6 pontos distintos da praia de Ponta Negra, dos quais foram recolhidas amostras de 50g de areia. As amostras foram ressuspensas em 90ml de solução salina 0,9% estéril, e do sobrenadante retirou-se uma alíquota de 1ml, que foi semeada na superfície de placas de Petri contendo Ágar Sabouraud Dextrose com cloranfenicol (500 mg/L). As placas foram incubadas a 37±2°C por até 7 dias. Colônias sugestivas de leveduras foram purificadas em meio CHROMagarTM Candida, submetidas à técnica de micro-cultivo em Ágar Fubá com Tween 80. Foram realizados os testes de assimilação de fontes de carbono e nitrogênio e de fermentação de fontes de carbono, além das provas complementares para diferenciação com C. dublinensis (prova do crescimento a 42°C e prova do caldo Sabouraud hipertônico). Os 34 isolados de C. albicans identificados foram submetidos à avaliação da atividade de fosfolipase, determinada através de inoculação de 5 µL de uma suspensão contendo 2x108 células/mL de C. albicans na superfície de placas de Petri contendo Ágar Fosfolipase, subsequentemente incubadas por 72h à 30°C. A produção de fosfolipase foi determinada pela zona de fosfolipase (Pz), através da medida do halo de precipitação observado ao redor das colônias. As cepas de referência utilizadas em todos os testes foram SC5314 e ATCC90028 de C. albicans, CBS 7987 de C. dubliniensis e duas cepas clínicas isoladas de cavidade oral. Todos os 34 isolados ambientais de C. albicans apresentaram atividade de fosfolipase, sendo que 55,88% (19 cepas) apresentaram uma forte produção de fosfolipase (Pz ≥ 0,56), comparáveis aos valores obtidos para SC5314 e 44,12% (15 cepas) apresentaram de moderada a baixa produção da enzima (0,57 ≤ Pz ≤ 0,99). O isolamento de C. albicans da areia da praia sugere contaminação fecal desse substrato e a capacidade de produção de fosfolipases sugere capacidade de virulência por estas cepas.