27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1053-1


Poster (Painel)
1053-1Seleção de um consórcio bacteriano para a promoção do crescimento da planta produtora de óleo essencial Lippia sidoides Cham (alecrim-pimenta)
Autores:Lacerda, J.R.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Silva, T.F. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Vollú, R.E. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Alviano, D.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Alviano, C.S. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Blank, A.F. (UFS - Universidade Federal de Sergipe) ; Seldin, L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Lippia sidoides Cham. (família Verbanaceae), popularmente conhecida como alecrim-pimenta, é um planta aromática, arbustiva, típica da caatinga brasileira. Suas folhas produzem óleo essencial em que predominam timol e carvacrol, dois monoterpenos que lhe conferem propriedades antimicrobianas. Devido ao seu aroma característico e propriedades medicinais, o óleo essencial de L. sidoides desperta grande interesse na indústria. Desta forma, é de enorme interesse o desenvolvimento de um consórcio bacteriano que atue favoravelmente no crescimento desta planta e, consequentemente, leve à substituição ou à minimização do uso de fertilizantes sintéticos, tão prejudiciais aos ecossistemas. Para a composição dos biofertilizantes são utilizadas bactérias com características de promoção do crescimento de plantas (PGPB), que atuam disponibilizando nutrientes, na fixação de nitrogênio atmosférico, na solubilização de fosfato, produzindo substâncias antimicrobianas, fitormônios ou sintetizando sideróforos. Dado o alto valor econômico e a necessidade de aumentar a produção de óleo da Lippia sidoides, o presente trabalho teve como objetivo selecionar bactérias endofíticas, previamente isoladas do caule e da folha da referida planta, que possuam características de PGPB. Para tanto, foram realizados testes in vitro com 45 estirpes bacterianas Gram-positivas para mineralização de fosfato orgânico, solubilização de fosfato inorgânico, produção de sideróforos e de quitinase. Nenhuma estirpe apresentou resultado positivo para produção de sideróforos e quitinase. Para a mineralização de fosfato orgânico, 28 estirpes apresentaram resultados positivos e 9 foram positivas para solubilização de fosfato inorgânico. Para verificar indiretamente o potencial das estirpes isoladas em fixar o nitrogênio atmosférico, foi realizada a busca pelo gene nifH (que codifica a enzima nitrogenase) através da Reação em Cadeia da Polimerase utilizando-se iniciadores específicos para este gene. Quinze estirpes apresentaram resultado positivo para a presença do gene nifH. Dentre as estirpes testadas, 16 apresentaram resultado positivo para duas características de PGPB e 1 estirpe para três características. Desta forma, essas estirpes demonstram potencial para serem utilizadas como promotoras do crescimento da planta produtora de óleo essencial L. sidoides Cham.