27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1047-3


Poster (Painel)
1047-3Avaliação do efeito do biossurfactante produzido por Candida glabrata (UCP 1556) na viscosidade de substratos hidrofóbicos para uso em cosméticos
Autores:LIMA, R.A. (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; ANDRADE, R.F.S (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Ribeiro, D.L.R (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Montero- Rodríguez, D (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Salgueiro, A.A (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Campos-Takaki, G.M. (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO)

Resumo

Na busca de substâncias menos tóxicas e biodegradáveis, vem crescendo a tendência da substituição dos tensoativos de origem petroquímica, por tensoativos de origem microbiana, os biossurfactantes. Neste estudo, Candida glabrata (UCP 1556), isolada de solos do semi-árido de Pernambuco, foi testada para produção de biossurfactante em meio constituído por soro de leite e milhocina em concentrações otimizadas pelo planejamento DCC de 2 2. Em todas as condições foram adicionadas extrato de levedura (1g), CaCo3 (0,12g), MgSo4 (0,03g). O inóculo foi de 5% em meio líquido YMA contendo 10 7 células/mL. Os cultivos foram realizados em Erlenmyers de 250 mL de capacidade, contendo 100mL dos meios de acordo com o DCC, incubados sob agitação orbital de 150rpm, 28°C, por 72 h. Em seguida, as amostras foram filtradas em papel Watman n 1 e centrifugadas a 10.000g (20 minutos) a temperatura de 25 0C. A detecção da produção do biossurfactante e do potencial em formar emulsões foi avaliada no líquido metabólico livre de células, após medição da tensão superficial em tensiômetro automático e pelo índice de emulsificação. O biossurfactante foi extraído com acetona na proporção de 1:1 (v:v) para avaliação da viscosidade em óleos de soja, algodão e canola. A medida da viscosidade foi realizada após o contato de 2 mL da solução do biossurfactante a 0,1% em 6mL dos respectivos óleos, em viscosímetro modelo Brookfield-TC 500, temperatura de 250C usando o spindel 41 a 100rpm. Os resultados demonstraram que a condição 4 apresentou a menor tensão superficial [40% de soro de leite e 20% de milhocina] reduzindo a tensão da água de 72mNm para 29,8 mNm. O biossurfactante produzido apresentou propriedade de emulsionar os óleos de soja, algodão e canola com atividade de emulsificação (E24) de 75%, 90% e 80%, respectivamente. O biossurfactante proporcionou o aumento da viscosidade da água de 0,98Cp para 1,60Cp, e a redução com os óleos de soja (21,0 para 18,5Cp), algodão (39,5 para 26,4Cp) e canola (34,8 para 29,3Cp). O efeito do biossurfactante na redução da viscosidade de óleos e ao seu elevado potencial em formar emulsões indica sua aplicação na área de cosméticos, em especial para a formulação de xampus, considerando os valores de viscosidade. No entanto, faz-se necessário a realização de análises mais específicas e detalhadas para contemplar as normas que regulamentam a fabricação de cosméticos.