27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1047-1


Poster (Painel)
1047-1Avaliação do potencial de Rhodotorula glutinis UCP/WFCC1555 na degradação do biodiesel e gasolina usando 2,6-diclorofenol-indofenol (DCPIP)
Autores:ANDRADE, R.F.S (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Ribeiro, D.L.R (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Montero- Rodríguez, D. (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOUNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; LIMA, R.A. (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Araújo, H.W.C (UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA) ; Pessoa-Júnior, A (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO) ; Campos-Takaki, G.M. (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO)

Resumo

O uso de combustíveis derivados de fontes renováveis tem sido amplamente estimulado. Contudo, várias atividades desenvolvidas com esses recursos energéticos, bem como com derivados de petróleo podem ocasionar acidentes como vazamentos causando danos ambientais. Neste trabalho, foi avaliada a capacidade de Rhodotorula glutinis em biodegradar a gasolina e dois tipos de biodiesel (provenientes de sementes de girassol e de algodão). A amostra selvagem de Rhodotorula glutinis foi aclimatada em meio Sabouraud dextrose ágar contendo as concentrações de 2, 4, 6, 8, 10, 12 e 15% de óleo diesel, sendo mantida a temperatura de 28 oC. As culturas aclimatadas foram transferidas para frascos de Erlenmyer de 250 mL, contendo 50mL do mesmo meio Sabouraud dextrose, incubados a 28oC, sob agitação de 150 rpm durante 24 horas. Em seguida, as células foram centrifugadas a 10.000g, por 15 minutos, lavadas duas vezes com água destilada e transferidas para água estéril para a obtenção de uma suspensão de 107 células/mL. Tubos de ensaio contendo 5mL do meio Bushnell-Hass foram adicionados de 5µg/mL do indicador redox 2,6-diclorofenol-indofenol (DCPIP), 50 µL dos substratos ( biodiesel e gasolina) e 1 mL da suspensão celular de R. glutinis . O potencial em biodegradar a gasolina e os biodiesel foi identificado pela mudança de cor do azul para incolor, além da avaliação quantitativa por leitura da absorbância (610nm) e posterior cálculos de degradação. Os resultados demonstraram que R. glutinis aclimatada com 12% do óleo diesel foi capaz de degradar 99% e 80,01% dos biodiesel oriundo da semente de girassol e algodão, respectivamente. Nas demais condições da cepa aclimatada, os porcentuais de degradação para os biodiesel foram acima dos 60%. O melhor porcentual de degradação para a gasolina foi de 32,2% pela R. glutinis aclimatada a 15% do óleo diesel. Rhodotorula glutinis apresentou-se como um micro-organismo promissor, devido ao seu potencial de biodegradação, possibilitando o uso em processos de biorremediação de ambientes contaminados.