27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1037-2


Poster (Painel)
1037-2Avaliação da produção enzimática por bactérias endofíticas isoladas de semente de guaranazeiro, Paullinia cupana var. sorbilis (Sapindaceae)
Autores:Silva, M.C.S. (CENA/USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura) ; Bogas, A.C. (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Quecine, M.C. (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Garcia, A. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Polli, A.D. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Inocêncio, G.M. (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Marcon, J. (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Silva, J.A. (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") ; Azevedo, J.L. (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz")

Resumo

A cultura do guaranazeiro é de grande importância para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Atualmente, a comercialização do guaraná em rama (sementes torradas) é a maneira mais comum, utilizada na produção de xaropes e extratos de guaraná, mas a principal é a venda para indústrias de bebidas. Os micro-organismos endofíticos, que vivem no interior dos tecidos vegetais, têm sido descritos como agentes de controle biológico de doenças através de vários mecanismos, tal como a produção de enzimas líticas. Pela escassez de estudos relacionados ao guaraná, pouca se conhece sobre a diversidade bacteriana dos endófitos do guaranazeiro. Assim, o presente estudo teve por objetivo o isolamento de bactérias endofíticas associadas à sementes de guaranazeiros, visando a avaliação o potencial biotecnológico desses micro-organismos para produção de enzimas. As bactérias foram isoladas das sementes dos guaranazeiros de três cidades: Maués/AM; Manaus/AM e Cruz das Almas/BA. Para o isolamento, as sementes passaram por um processo de desinfecção com hipoclorito de sódio 3%, seguido pela trituração do tecido em tampão PBS para liberação das bactérias endofíticos. Foram feitas diluições apropriadas, em triplicata, utilizando entre 5 e 7 amostras, e semeadas em placas de Petri contendo meio TSA suplementado com o fungicida Benlate. Para análise da produção de quitinase, fosfatase e lipase, foi realizado, até o momento, uma triagem com 96 bactérias isoladas apenas das sementes de guaraná de Maués e Manaus. Para tanto, os isolados foram cultivados em três distintos meios: quitina coloidal (quitinase), meio de fosfato inorgânico (fosfatase) e meio mínimo suplementado com Tween 20 (lipase). Através do isolamento foi verificada uma densidade bacteriana endofítica variando de 2,73x102 UFC/g, 2,9 x 104 UFC/g e 2,4x104 UFC/g para sementes provenientes de Maués, INPA e Cruz das Almas, respectivamente. Com relação à produção de enzimas, cerca de 45% dos isolados foi capaz de produzir quitinase, 55% para lipase e 68% solubilizar fosfato. Apesar de inicial, esses resultados indicam que existe uma comunidade bacteriana endofítica presente nas sementes de guaranazeiros avaliadas, com promissor potencial biotecnológico para produção de enzimas com aplicação para diversos fins, incluindo o controle de patógenos. Futuramente, as bactérias serão identificadas molecularmente e outros testes enzimáticos serão realizados.