27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1037-1


Poster (Painel)
1037-1ISOLAMENTO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTAGONÍSTICA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Passiflora spp. (PASSIFLORACEAE) CONTRA FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
Autores:Silva, M.C.S. (CENA/USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura) ; Santos, M.S. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Rhoden, S.A. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Garcia, A. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Almeida, T.T. (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Felber, A.C (UEM - Universidade Estadual de Maringá) ; Azevedo, J.L. (ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura) ; Pamphile, J.A. (UEM - Universidade Estadual de Maringá)

Resumo

Microrganismos endofíticos, geralmente fungos e bactérias, vivem no interior das plantas, sem causar danos a seus hospedeiros. Atualmente estudos demonstram que estes microrganismos possuem uma série de aplicações biotecnológicas, dentre elas se destacam: o controle biológico. Desta forma, o maracujazeiro, Passiflora spp., que é uma planta de clima tropical, encontrado em todo território brasileiro, apresentando excelentes condições para o seu cultivo, sendo uma planta de grande valor agregado. Plantas são afetadas por uma série de fitopatógenos, no caso do maracujazeiro, o gênero Colletotrichum, causa a antracnose, o Fusarium sp. ataca o feijão e o milho. Assim, o objetivo neste trabalho foi isolar fungos endofíticos foliares de maracujazeiro e verificar o potencial no controle in vitro de Colletotrichum sp. e Fusarium sp.. Para realização deste trabalho, foram coletadas folhas de 4 plantas de Passiflora spp. (2 de maracujá doce – planta 1 e 2 - e 2 de maracujá azedo – planta 3 e 4), localizadas no Horto Didático da Universidade Estadual de Maringá, e desinfetadas superficialmente em: álcool 70%, hipoclorito de sódio 4% por 3’, e enxaguados com água destilada esterilizada, sendo esta utilizada para o controle negativo. Em seguida, fragmentos foliares de 0,5 cm² foram colocados em placas de Petri, contendo meio BDA suplementado com tetraciclina e incubados por 7 dias em BOD a 28°C. Foram isolados 124 fungos, e a frequência de isolamento (FI) calculada de acordo com a fórmula: FI=(Nº de fragmentos foliares com crescimento fúngico/nº total de fragmentos foliares)x100). A FI das plantas 1, 2, 3 e 4 ficaram, respectivamente, 67%, 6,%, 32% e 1%. Dos 124 isolados, 3 foram escolhidos para o teste de atividade antagonística, que foi realizado pela inoculação dos isolados endofíticos e o fitopatógeno em pólos opostos da placa de Petri, equidistantes (2 cm da borda) e em triplicata (placa de 9 cm de diâmetro). Após incubação, o índice de antagonismo (AI) foi calculado de acordo com a fórmula: AI=(RM-rm)/RMx100, onde: RM = média dos raios nas outras três direções e rm = raio da colônia em direção ao antagonismo. Os endófitos apresentaram índice de antagonismo entre 21,11% e 39,30% contra o fitopatógeno Colletotrichum sp., e entre 1,36% e 31,73% contra o fitopatógeno Fusarium sp.. Esses dados indicam a existência de um potencial biotecnológico dos fungos endofíticos foliares de maracujazeiro, na inibição e possível controle de fungos patogênicos.