27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1036-1


Poster (Painel)
1036-1Análise da ação microbicida de macrófagos peritoneais de camundongos sobre cepas de B fragilis 638R e mutantes IB260 e IB298
Autores:GUARDIANO-NASCIMENTO,C. (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; LORETE, A.R.M. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; DIAS,M.F. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; FERREIRA,L.Q. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; SANTOS-FILHO,J. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; LOBO, L. A (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; DOMINGUES, R. M. C. P. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; SEABRA, S.H. (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) ; J.M.B.D. VIEIRA (UEZO - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste)

Resumo

As bactérias anaeróbias são definidas como organismos que não requerem oxigênio para multiplicar, porém apresentam tolerância variável ao mesmo. Suas espécies colonizam humanos e comumente causam infecção quando saem do seu sítio de colonização em decorrência de uma lesão na membrana mucosa, alcançando tecidos estéreis. O gênero Bacteroides é formado por bastonetes Gram-negativos anaeróbios estritos, não esporulados, bile-resistentes e que podem ou não apresentar motilidade. Dentre as espécies desse gênero, a mais comumente recuperada de infecções humanas é a espécie Bacteroides fragilis, considerada a mais virulenta. Esta espécie produz diversos fatores de virulência, incluindo o complexo polissacarídico capsular (CPC), enterotoxinas, além de apresentar maior capacidade de aerotolerância quando comparada a outros anaeróbios, inclusive conseguindo burlar o sistema imune. Os macrófagos são células fagocíticas componentes deste sistema, apresentando atividade microbicida, que inclui a produção de radicais livres, tal como óxido nítrico (NO), produto da enzima NO sintetase induzível (iNOS). As espécies reativas de oxigênio (ROS) podem matar a bactéria diretamente, porém B. fragilis é capaz de produzir enzimas em resposta ao estresse oxidativo, que detoxificam tais ROS, como, por exemplo, a catalase, garantindo sua sobrevivência na presença de O2 por até 72h. Esta resposta ocorre por ativação de um mecanismo de regulação transcricional, dirigido pela proteína OxyR, que regula a síntese de mais de 28 proteínas. A viabilidade das cepas de B. fragilis parental 638R (produz OxyR e catalase), bem como mutantes IB260 (produz OxyR e não produz catalase) e IB298 (não produz OxyR e nem catalase) foram analisadas após interação com macrófagos peritoneais de camundongos (MØ). Resultados preliminares demonstraram que a cepa 638R se mostrou menos sensível a morte pela ação dos MØ se comparada as mutantes. A fim de melhor elucidar a ação microbicida dos MØ frente a tais cepas, serão realizados ensaios de dosagem de nitrito, de imunocitoquímica para filamentos de actina e produção de iNOS, além de microscopia eletrônica de transmissão para avaliação da ultraestrutura celular após eventos de interação.