27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1035-2


Poster (Painel)
1035-2Isolamento e caracterização funcional de biossurfactantes produzidos por isolados de Lactobacillus jensenii P6A e Lactobacillus gasseri P65
Autores:Morais, I. M. C. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Cordeiro, A. L. (CEFET - Centro Federal de Educação Tecnologica de minas gerais) ; Santos, V. L. (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

Biossurfactantes são compostos anfifílicos produzidos por micro-organismos que podem apresentar atividade de superfície e emulsificante. Os surfactantes microbianos compreendem diversos grupos de moléculas, os quais são caracterizados por sua composição química e origem microbiana. Nesses grupos estão incluídos glicolipídeos, lipopeptídeos, complexos de polissacarídeos-proteínas, proteínas, lipopolissacarídeos, fosfolipídeos, ácidos graxos e lipídeos neutros. Algumas destas moléculas têm sido caracterizadas por sua ação antimicrobiana e inibição na formação de biofilmes. Neste estudo, os biossurfactantes produzidos por duas espécies de Lactobacillus ( L. jensenii P6A e L. gasseri P65) isolados de mulheres com vaginite bacteriana, foram caracterizados quanto a sua atividade antimicrobiana e capacidade de remoção de biofilmes, in vitro, de micro-organismos patogênicos causadores de infecções vaginais. Os isolados estocados a -80ºC em caldo MRS contendo 15% (v/v) de glicerol foram inoculados em meio MRS líquido e incubados a 37ºC em câmara de anaerobiose para reativação celular. A seguir, amostras das culturas obtidas foram estriadas em meio MRS sólido, incubadas por 24 horas, para obtenção de colônias isoladas as quais foram utilizadas no preparo do inóculo. A produção de biossurfactantes foi avaliada através da atividade emulsificante, colapso da gota e medida da tensão superficial. A tensão superficial mínima obtida foi de 45,9 mN/M para L. jensenii P6A e 56,0mN/m para L. gasseri P65 , mostrando-se similares aos valores previamente reportados para biossurfactantes isolados de outros Lactobacillus sp. Estes mesmos compostos apresentaram atividade antimicrobiana contra bactérias do gênero Escherichia, Staphylococcus, Klebsiella e Enterobacter . O percentual de redução do biofilme formado em placas de poliestireno foi de 64,00% para L. jensenii P6A contra E. aerogenes e de 46,39% para L. gasseri P65 contra E. coli . A caracterização parcial desses compostos apresentou uma variação na presença de carboidratos, proteínas e lipídeos, com ácidos graxos contendo 12 a 20 carbonos e os açúcares raminose, galactose, ribose e glicose. Estes resultados se mostram similares aos descritos anteriormente para biossurfactantes produzidos por bactérias e leveduras caracterizados pela presença de ácidos graxos, em sua maioria, de 16 a 18 carbonos e a presença de glicose e raminose.