27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1034-2


Poster (Painel)
1034-2Efeito de fatores climáticos e edáficos na diversidade de fungos micorrízicos associados à rizosfera de Macaúba [Acrocomia aculeata (Arecaceae)].
Autores:Queiroz, P.S. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Fonseca, F.R. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Santos, E.M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Pereira, A.M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Lacerda, F.S. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Dias Ruas, F.A. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Valerio, H.M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros)

Resumo

Os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) são caracterizados por se associarem com as raízes das plantas, auxiliando as mesmas na absorção de nutrientes. Considerando ser o hábito micotrófico comum nas plantas tropicais, poucas combinações fungo-planta foram estudadas. Nenhum trabalho nessa área foi realizado com a Macaúba que têm se destacado como uma das principais espécies oleaginosas nativas com potencial para a produção de biocombustíveis. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a diversidade de FMAs associados à rizosfera da Macaúba e observar o comportamento desses microrganismos frente aos efeitos climáticos e edáficos. O estudo foi realizado em três cidades do Norte de Minas Gerais: Brasília de Minas, Claro dos Poções e Cristália, durante as estações seca e chuvosa. Em cada município foram realizadas coletas de solo em 10 grupos de Macaúba, sendo cada grupo formado por três indivíduos da espécie. Amostras simples de solo foram retiradas na profundidade de 20 cm e o mais próximo da raiz dos indivíduos de cada grupo (totalizando três amostras simples) que foram utilizadas para formar uma composta. No final da amostragem em cada município, dez compostas foram obtidas. Estes solos foram encaminhados aos Laboratórios (UNIMONTES) para execução dos devidos procedimentos de extração e quantificação de esporos, preparo de lâminas para identificação e caracterização físico-química do solo. Nas duas estações analisadas foram encontradas espécies de FMAs dos gêneros Acaulospora, Ambispora, Diversispora, Entrophospora, Gigaspora, Glomus, Pacispora, Paraglomus e Scutellospora. O gênero Archaeospora foi encontrado apenas na estação chuvosa. No geral, foi encontrada uma maior riqueza e abundância de esporos na estação seca, o que pode estar relacionada à restrição da disponibilidade hídrica nessa estação. Nessas condições as plantas apresentam menor vigor vegetativo, induzindo nos microrganismos associados a elas, mecanismos de adaptação, tais como a elevação da esporulação. Os fatores edáficos avaliados (significativos) variaram de forma diferente em relação à abundância e riqueza de FMA. Nesse caso foi possível destacar o aumento da riqueza de FMA com o aumento do pH e uma maior concentração de espécies na faixa entre 6,5 a 7,0. Uma possível explicação se deve a uma maior presença de espécies do gênero Glomus que preferem pH entre 6,0 a 8,0, o que denotou a maior representatividade com que esse gênero contribuiu nas amostras de solos avaliadas.