27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1034-1


Poster (Painel)
1034-1DIVERSIDADE E PRODUÇÃO DE ÁCIDO ABSCÍSICO POR FUNGOS ENDOFÍTICOS ASSOCIADOS A Goniorrhachis marginata Taub. E Cavanillesia arborea K. Shum
Autores:Penna, P.M.M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Mineiro, H.M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Santos, E.M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros) ; Valerio, H.M. (UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros)

Resumo

Fungos endofíticos são microrganismos que colonizam o interior de tecidos vegetais em pelo menos uma fase do desenvolvimento e estabelecem uma relação que aparentemente não oferece danos ao hospedeiro. A interação com fungos endofíticos está presente na maioria das espécies de plantas e tem influência em seus mecanismos biológicos como produção de metabólitos secundários e defesa contra herbívoros e patógenos. As matas secas do norte de Minas Gerais estão localizadas na área de transição entre o Cerrado e a Caatinga e, por isso, são de extrema importância botânica, devido à fisionomia e florística bastante particulares. Há perspectivas de que os fungos endofíticos possam ocorrer amplamente em florestas tropicais devido à ampla diversidade de espécies vegetais e aos vários tipos de vegetações presentes destes locais, mas, sobretudo associados a florestas deciduais, com alto índice de endemismo. Pelo exposto este trabalho teve como objetivo avaliar a diversidade de fungos endofíticos associados a Goniorrhachis marginata e Cavanillesia arborea e sua produção de ácido abscísico (ABA) ao longo do ciclo de enfolhamento das duas espécies arbóreas. Os fungos endofíticos foram isolados de folhas de 10 indivíduos das duas espécies e agrupados em morfoespécies. A produção de ABA pelos fungos foi detectada por meio de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). A partir do material foliar coletado de C. arborea e G. marginata foi obtido um total de 179 isolados de fungos endofíticos, agrupados em 31 morfoespécies. A abundância de fungos endofíticos isolados foi significativamente maior em folhas maduras em relação a folhas jovens para ambas as espécies arbóreas, corroborando com outros trabalhos. A comunidade de fungos isolados de C. arborea diferiu da comunidade de fungos isolados de G. marginata. O mesmo foi observado em relação à comunidade de fungos isolados de folhas jovens e maduras das duas espécies arbóreas, demonstrando que houve uma influência da variação temporal nessas comunidades. Em relação à produção de ABA, das 31 morfoespécies caracterizadas neste trabalho, 15 foram produtoras deste fitormônio. A produção de ABA por fungos endofíticos pode estar relacionada a uma estratégia de colonização utilizada pelos fungos analisados, pois, como já foi demonstrado em outros estudos, com o aumento das concentrações de ABA, as folhas se tornam mais susceptíveis à infecção e a colonização perene. Fomento: Fapemig e Capes.