27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1030-2


Poster (Painel)
1030-2PESQUISA DO PERFIL DE RESISTÊNCIA A ANTIMICROBIANOS DE ESTIRPES BACTERIANAS ISOLADAS DO CHORUME, DE INDIVÍDUOS E DE ANIMAIS FREQÜENTADORES DO ATERRO CONTROLADO DA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ
Autores:Serafim, M.L.R.C. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) ; Ribeiro, F.E.R. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) ; Blume, M.C. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) ; Rangel, M.F.N. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) ; Mathias, L.S. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) ; Costa, R.L. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) ; Motta, O.V. (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro)

Resumo

As doenças de caráter zoonótico desempenham papel importante da cadeia de agravos que representam sérios riscos a saúde coletiva. Entre os problemas enfrentados pela classe médica está a entrada de micro-organismos patogênicos no ambiente hospitalar provenientes da comunidade em geral. A dificuldade de controle dos micro-organismos multirresistentes vai além dos ambientes hospitalares, pois muitos já estão disseminados no meio-ambiente, e inclusive, colonizam os indivíduos e seus animais. Vários locais podem favorecer a troca genética entre micro-organismos resistentes a fármacos, como Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA). Foram isoladas e identificadas, através de metodologia convencional, bactérias provenientes de amostras coletadas do chorume, de animais e de pessoas que trabalhavam no Aterro Controlado da CODIN, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Ao todo foram coletadas 28 amostras de humanos atuantes como catadores de materiais recicláveis e de 14 animais domésticos frequentadores do aterro e de animais que mantinham contato com esses catadores. Após a identificação dos micro-organismos, os perfis de resistência e suscetibilidade das cepas foram testados por antibiogramas pelo método de difusão em disco na presença de 11 fármacos. Foram identificadas 187 cepas bacterianas e dessas 47 pertencem ao gênero Staphylococcus spp., 114 pertencem a família Enterobacteriaceae e 26 são bastonetes Gram-negativos não fermentadores. De todas as bactérias Gram-negativas as mais prevalentes foram Proteus spp., Escherichia coli e Morganella morganii. De um modo geral, entre as Enterobacteriaceae os antibiticos menos eficientes foram a cefoxitina, amoxicilina e tetraciclina, enquanto para os Staphylococcus spp. aquelas com menor atividade foram a amoxicilina, penicilina e ampicilina. Os Staphylococcus spp. foram isoladas apenas de seres humanos e animais, as cepas que apresentaram resistência fenotípica a oxacilina foram submetidas a análise molecular para detectar a presença do gene mecA. Desses Staphylococcus spp. de amostras humanas dois eram SCN, um S. aureus, dois S. intermedius, um S. hominis e um S. saprophyticus, e os Staphylococcus spp. de origem animal foram um S. delphini, um S. lentus e dois SCN. S. delphini e S. lentus coletados da cavidade nasal de cães foram positivos para a presença do gene mecA, sendo os primeiros casos de S. lentus e S. delphini com a presença do gene mecA coletados de cães. A incidência de bactérias resistentes comprova a necessidade de mais estudos nessa área, a presença de resíduos de antimicrobianos, a grande quantidade de micro-organismos e a intensidade de trocas genéticas propiciam a resistência aos antimicrobianos, sendo um problema de saúde pública.