27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1026-1


Poster (Painel)
1026-1PRODUÇÃO DE LIPASE POR Yarrowia lipolytica EM FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO UTILIZANDO RESÍDUO AGROINDUSTRIAL DE SOJA
Autores:Souza, C.E.C. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Farias, M.A. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Coelho, M.A.Z. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Lipases (triacilglicerol esteracilhidrolases E.C.3.1.1.3) são carboxil esterases que catalisam a hidrólise ou síntese de acilgliceróis com cadeias de ácidos graxos com 10 ou mais carbonos. A síntese desta biomolécula, por via microbiana, vem recebendo cada vez mais atenção devido ao seu potencial biotecnológico. Yarrowia lipolytica é uma levedura que possui a capacidade de degradar com eficiência substratos de origem lipídica, sendo as lipases um de seus produtos mais importantes. O Brasil é uma das maiores economias agrárias do mundo e uma de suas principais commodities, agrícolas é a soja. Anualmente é gerado grande quantidade de resíduos provenientes dessa matéria-prima e, uma alternativa economicamente viável é utilizar esses resíduos de baixo valor comercial para gerar produtos de maior valor agregado. Isso é possível ao utilizar a torta de soja como suporte e substrato para o crescimento da Yarrowia lipolytica, objetivando a produção de lipases por meio da fermentação em estado sólido (FES). A FES foi conduzida durante 36 horas utilizando como meio de cultivo a torta de soja com umidade ajustada para 60% e suplementada com 1% (p/v) óleo de soja e 2% (p/v) de uréia. Durante a fermentação foram coletadas amostras em períodos de tempo de 7, 10, 14, 20, 24, 28, 32 e 36 horas, para ser realizado o acompanhamento da atividade esterásica, proteolítica e pH. A atividade esterásica foi determinada pelo método do p-nitrofenil laurato e a atividade proteolítica mensurada utilizando a azocaseína como substrato. O ponto que apresentou a maior atividade esterásica foi escolhido para ser avaliado quanto a sua atividade lipolítica, por meio do método titulométrico, utilizando como substrato óleo de oliva. Esta estratégia foi adotada, pois sabe-se que lipases (triacilglicerol esteracilhidrolases E.C.3.1.1.3.) pertencem a subclasse de esterases (carboxilester hidrolases E.C.3.1.1.). Foi obtido máxima produção após 10 horas de fermentação, com valor de atividade esterásica e lipolítica igual a 96,18 U/g e 69,26 U/g respectivamente. A atividade proteolítica alcançou valor máximo de 31,55 U/g após 36 horas de fermentação. Um aumento do pH foi notado durante o processo, corroborando com ação de proteases, que podem ter contribuído para a queda da atividade esterásica. O uso da torta de soja mostrou-se promissora para produção de lipase pela Yarrowia lipolytica, uma vez que em apenas 10 horas de fermentação foi alcançado atividade lipolítica máxima de 69,26 U/g.