27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1022-1


Poster (Painel)
1022-1Uso de probióticos para descolonização de pacientes portadores de bactérias Gram-negativas multidrogarresistentes em ambiente hospitalar.
Autores:Heluany,M.F. (FMRP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) ; Coelho,M.C. (FMRP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) ; Bellissimo,F.R. (FMRP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto)

Resumo

Objetivo: Avaliar a eficácia de diferentes compostos simbióticos na descolonização hospitalizados portadores bactérias gram-negativas multidrogarresistentes(MDR). Materiais e métodos: este é um estudo piloto randomizado duplo cego. Os pacientes adultos internados eram eleitos à participar do estudo, se tivessem alguma bactéria gram-negativa MDR isolada de qualquer espécie clínica no laboratório de microbiologia, em hospital universitário terciário. Antes da inclusão, a colonização gastrointestinal por patógenos MDR era confirmada por um swab retal semeado em cultura seletiva, assim como proposto pelo Centers for Disease Control and Prevention. Após assinado o termo de consentimento, os pacientes eram randomizados por um farmacêutico, não envolvido com a coleta de dados, e submetidos à uma administração enteral diária de placebo ou um composto simbiótico, feito de uma das cinco espécies de lactobacillus (L.bulgarus, L.casei, L.acidophilus e L.rhamnosus) adicionado de frutooligossacarídeos, como um adjuvante prebiótico, por duas semanas. Este sachê experimental, administrado quatro vezes ao dia, contem dez bilhões de unidades de uma das espécies estudadas. A inclusão começou em janeiro de 2012 e finalizou em novembro de 2012. O swab retal era repetido semanalmente e submetido à screening de bactérias gram-negativas MDR, através de cultura seletiva. O principal objetivo foi analisar a persistência do original patógeno MDR após o proposto tratamento. Dos trinta e oito pacientes incluídos, vinte completaram todo curso da pesquisa e tiveram suas culturas avaliadas na segunda semana de seguimento. A bactéria gram-negativa MDR mais prevalente no estudo foi Klebsiela pneumoniae, seguida de A.baumannii, E.coli e P.aeruginosa. A descolonização foi ativa em um paciente que usou L.bulgarus, um que usou L.rhamnosus. Nenhum evento adverso medicamentoso foi relatado durante o seguimento dos pacientes. Conclusão: Temos evidencias de que a administração de L.bulgarus e L.rhamnosus, pode produzir uma pressão seletiva que pode descolonizar pacientes portadores de bactérias gram-negativas MDR. Outros estudos são necessários para confirmar estes resultados preliminares. Este estudo foi financiado pela Fundação de Amparo da Pesquisa do Estado de São Paulo e Fundação de Apoio a Pesquisa, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, sendo todas organizações sem fins lucrativos.