27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1019-1


Poster (Painel)
1019-1OBJETO DE APRENDIZAGEM EMPREGADO COMO RECURSO MULTIMÍDIA NO ENSINO DA MICROBIOLOGIA
Autores:Vieira, K.V.M. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Sousa, R.P. (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo

Para transmitir de forma dinâmica aos alunos os conhecimentos da Microbiologia é necessário utilizar artifícios pedagógicos que promovam uma melhor compreensão e assimilação de conteúdos tão complexos. Através da multimídia podem ser criados vários recursos pedagógicos, como os objetos de aprendizagem (OA) os quais são recursos digitais reutilizáveis e adequados ao uso educacional. A pesquisa propôs melhorar a aprendizagem do conteúdo de Genética bacteriana com uma turma de 16 alunos do segundo ano de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba que já haviam cursado a disciplina, através da aplicação e avaliação de um Objeto de Aprendizagem com recursos multimídia. O desenvolvimento do OA com os tópicos considerados básicos para entendimento do conteúdo foi baseado nos princípios da multimídia, seguido o modelo para projetos multimídia na educação, o DDD-E (Decide, Design, Develop, Evaluate). O OA foi dividido em tres módulos, foram aplicados três exercícios os quais foram respondidos sequencialmente, no momento em que os mesmos iam sendo apresentados durante o decorrer do OA. Cada aluno respondeu as questões imediatamente à sua exposição no data show durante a apresentação do OA. Ao final da apresentação do OA dois tipos de questionários foram aplicados aos alunos para avaliar a função educacional do OA e sua diferença quanto à aula convencional. Para análise geral foram utilizadas as notas atribuídas a cada resposta da escala de Likert, onde as mesmas variaram de 1 a 5. O primeiro módulo do OA foi relacionado aos constituintes básicos da genética bacteriana, a maioria dos alunos (64%) acertou todas as questões apresentadas no OA. O segundo módulo abordou a síntese protéica, o percentual de acerto foi idêntico ao primeiro módulo. O último módulo envolveu os mecanismos de transferência de genes entre as bactérias. O percentual de acerto foi o maior encontrado com aproximadamente 80%. Este dado tem relevância haja vista que esse assunto é de difícil compreensão por parte dos alunos quando ministrado através de aulas convencionais, apontando uma eficácia deste OA provavelmente pela forma didática atrativa e interativa em que é apresentado, principalmente pela presença das ilustrações, dos vídeos e dos exercícios. Na avaliação do OA a maioria dos alunos (72%) afirmou que o mesmo foi mais didático do que a aula convencional, 79% concordou que as animações gráficas proporcionaram um melhor entendimento do assunto. Quanto ao aprendizado, 50% dos alunos concordaram que o mesmo foi mais rápido com o uso do OA. Um total de 64%dos alunos achou que a aula teórica de Microbiologia referente ao assunto Genética Bacteriana se tornou mais atrativa com o OA. Pode-se afirmar que o sistema multimídia avaliado é uma boa alternativa como recurso didático no ensino e aprendizado da Microbiologia. A sua utilização como ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem na Microbiologia pode ser utilizado para tornar as aulas mais atrativas e compreensivas.