27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1015-2


Poster (Painel)
1015-2Atividade antimicrobiana de extratos metanólicos de Gallesia integrifolia (Spreng) Harms. (Phytolaccaceae) contra Staphylococcus aureus e Candida spp
Autores:Neves, FS (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; MATHIAS, LS (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; Ramos, AC (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; de Oliveira, RR (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO) ; VIEIRA-DA-MOTTA, O (UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO)

Resumo

As plantas representam alvos promissores na busca de novos compostos biologicamente ativos. Gallesia integrifolia é conhecida popularmente como pau d’alho e usada na medicina popular para verminoses, próstata, colesterol e bronquite, mas pouco se conhece sobre as propriedades antimicrobianas. Este trabalho avaliou a bioatividade do extrato bruto metanólico das folhas de G. integrifolia e de suas frações hexano (HEX), diclorometano (DM), acetato de etila (AE) e n-butanol (nB) contra S. aureus (ATCC 25923, COL, LSA88 e clínica), C. albicans (ATCC 10231 e clínica) e C. tropicalis (ATCC 28707) por difusão em Agar, inibição e macrodiluição somente para o extrato bruto.No ensaio de inibição da curva de crescimento foi observado que a fração HEX (2,5mg/mL) apresentou melhor percentual de inibição (60%) sobre os estafilococus, enquanto que fração AE (2,5mg/mL) foi mais ativa (75%) contra C. tropicalis do que C. albicans. Por difusão em Agar nenhuma das cepas de S. aureus foi sensível ao extrato bruto e suas respectivas frações (100 mg/poço). Para as cepas de Candida, o teste de difusão em Agar foi realizado a 28 e 37ºC. Foi observado que não houve diferença significativa de sensibilidade para os antifúngicos Itraconazol e terbinafina (1mgmL), extrato bruto e fração DM (100mg/poço) quando testado em ambas as temperaturas sobre C. tropicallis, enquanto que as frações HEX e nB foram mais ativas a 37ºC. A fração AE foi ativa apenas a 28ºC na presença da terbinafina indicando efeito sinergístico entre estas substâncias. C. albicans (ATCC 10231) foi mais sensível aos antifúngicos ITC e TBF a 28ºC do que a 37ºC, mas não foi sensível ao extrato bruto em ambas temperaturas e às frações HEX, AE e n-B a 37ºC, sendo sensível, portanto à fração DM em ambas temperaturas. C. albicans clínica foi mais sensível ao ITC a 28ºC do que a 37ºC, enquanto que para TBF não houve diferença significativa de inibição em ambas temperaturas. As frações HEX e n-B não apresentaram atividade em ambas as temperaturas, enquanto que a fração DM foi ativa em ambas. A fração AE foi ativa apenas a 28ºC, enquanto que o extrato bruto a 37ºC. Pelo método de macrodiluição observou-se que o extrato metanólico bruto (33 mg/mL) apresentou efeito bactericida contra S. aureus. Sobre as cepas de Candida a 28ºC, o extrato bruto foi fungicida (33 mg/ml) e fungistático (11 mg/mL) contra C. tropicallis. O teste de macrodiluição a 37ºC mostrou que o extrato bruto foi mais eficaz frente à C. tropicallis com atividade fungicida (33 e 11 mg/mL) e fungistática (3,7 mg/mL) em relação ao controle, enquanto que a cepa clínica de C. albicans foi inibida somente na concentração de 33 mg/ml e C. albicans ATCC 10231 foi resistente. Outros trabalhos relataram atividades antifúngica e antibacteriana da fração DM da casca do fruto e do extrato etanólico de G. integrifolia por difusão em Agar, porém, estes são os primeiros relatos correlacionando os extratos de folhas de G. integrifolia e atividade antimicrobiana.