27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1013-2


Poster (Painel)
1013-2Seleção de fungos endofíticos com atividade antimicrobiana para controle de Colletotrichum gloeosporioides em goiaba
Autores:Bogas, AC (ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) ; de Lira, SP (ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de QueirozESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) ; Gomes, LH (ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de QueirozESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de QueirozESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) ; Amorim, L (ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de QueirozESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de QueirozESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de QueirozESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) ; Azevedo, JL (ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de QueirozESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de QueirozESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de QueirozESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz)

Resumo

A goiaba é uma fruta bastante apreciada devido a características como sabor, aroma, elevado valor nutricional, além de suas propriedades organolépticas que a torna aproveitável para o consumo in natura quanto para a industrialização e comercialização na forma de doces, geléias, sorvetes, compotas, sucos, frutas secas e bebidas. Porém, as perdas qualitativas e quantitativas decorrentes da antracnose, doença causada por fungos do gênero Colletotrichum, representam um entrave à produtividade e exportação da fruta. Na busca por medidas de controle da doença, os fungos endofíticos vêm recebendo especial atenção, pois são importantes fontes de metabólitos secundários com grande diversidade biológica e química com diversas atividades, incluindo a antimicrobiana. Este trabalho teve como objetivo selecionar fungos endofíticos isolados de guaranazeiros do Amazonas (Paulinia cupana var. sorbilis (Mart.) Ducke) com atividade antimicrobiana contra Colleotrichum gloeosporioides. Para isso, foi realizada uma triagem por meio do teste de pareamento “in vitro”, em placas de Petri contendo meio BDA, a partir de 50 linhagens de fungos endofíticos e C. gloeosporioides. Dentre os micro-organismos endofíticos avaliados, 9 apresentaram algum tipo de inibição sobre o crescimento micelial do fitopatógeno. Entre estes, os endofíticos 130, 73 e 162, os quais se encontram em fase de identificação por meio de técnicas moleculares, apresentaram maior atividade inibitória sobre o crescimento micelial de C. gloeosporioides. Estudos de isolamento de metabólitos secundários serão posteriormente realizados para comprovação desta atividade. Até o momento, este é o primeiro estudo sobre a atividade de fungos endofíticos de guaranazeiros do Amazonas para controle de C. gloeosporioides na cultura da goiabeira.