27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:1009-2


Poster (Painel)
1009-2EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE GLICOSE E EXTRATO DE LEVEDURA PARA A PRODUÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO POR Streptococcus zooepidemicus
Autores:PAN, N. C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; PEREIRA, H. C. B. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; MARQUES, R. C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; MINUCELLI, T. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; MAGRI, A. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; VIGNOLI, J. A. (UEL - Universidade Estadual de Londrina) ; CELLIGOI, M. A. P. C. (UEL - Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

O ácido hialurônico (AH) é amplamente distribuído na natureza onde suas propriedades físicas e biológicas como capacidade de retenção de água e o comportamento viscoelástico e antioxidante definem suas diversas funções. Na área viscocirurgica o AH apresenta a função de proteger os tecidos delicados e fornecer espaço durante manipulações cirúrgicas, na viscosseparação age separando superfícies de tecidos traumatizadas no intuito de prevenir adesões, na viscossuplementação substitui ou suplementa fluidos de tecidos e na viscoproteção protege superfícies saudáveis, feridas ou injuriadas de desidratação ou agentes ambientas prejudiciais. Devido a essa variedade de aplicações, as quais lhe conferem um mercado mundial superior a um bilhão de dólares por ano, as indústrias farmacêuticas e biomédicas apresentam um grande interesse na otimização da produção do AH. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de AH por Streptococcus zooepidemicus ATCC 39920 utilizando um planejamento Box-Behnken 2³ onde as variáveis estudadas foram a glicose (10, 20, e 30 g.L-1) e o extrato de levedura (10, 20, e 30 g.L-1) em meio enriquecido por K2HPO4, (2,5 g.L-1), NaCl (2,0 g.L-1) e MgSO4 (1,5 g.L-1). Os ensaios foram realizados em Erlenmeyer de 125 mL com 25 mL do meio contendo 10% de inóculo a 100 rpm, pH 8,0 e 37°C por 24 h. Após a separação da biomassa do sobrenadante o AH foi obtido por precipitação com etanol e quantificado utilizando o reagente colorimétrico Carbazol. A maior produção de AH (0,787 g.L-1) foi obtida com 30 g.L-1 de glicose e 30 g.L-1 de extrato de levedura. A análise estatística dos resultados demonstrou que somente o extrato de levedura foi significativo (p = 0,012) ao nível de 5% de confiança e apresentou influência positiva na produção do AH. A concentração de glicose não foi significativa, porém ensaios contendo 20 e 30 g.L-1 de glicose apresentaram produções mais elevadas do polímero. A falta de ajuste do modelo não foi significativa (p = 0,379) indicando que este pode ser utilizado para fins preditivos.