27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:996-2


Poster (Painel)
996-2A IMPORTÂNCIA DA Saccharomyces cerevisiae NA PRODUÇÃO DE BEBIDAS ALCOOLICAS: UMA VISÃO DO ALUNO DE ENSINO MÉDIO
Autores:Santos, A.B. dos (EEPJFN - ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSE DE FREITAS NOBREUERN - UNIVERSIADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE) ; TRIGUEIRO, L. F. de (UERN - UNIVERSIADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Rêgo, G. G. F. do (UERN - UNIVERSIADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE) ; Silva, A. de M. e (UERN - UNIVERSIADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

A fermentação alcoólica, por se tratar de um fenômeno natural, é muito frequente no nosso dia a dia, realizado por microorganismos, principalmente a Saccharomyces cerevisiae, que constitui um grupo de leveduras de vasto conhecimento humano, amplamente utilizada na panificação, produção de etanol e vinhos, além do uso na indústria farmacêutica para a obtenção da lepirudina (Schaden, 2010). O referido trabalho partiu de um questionamento feito por alunos de ensino médio da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre. Os objetivos do trabalho foram reproduzir a fermentação alcoólica, acompanhando e compreendendo as suas etapas, além de comprovar a importância da participação da levedura como agente acelerador do processo. Os alunos utilizaram sucos de frutas tropicais de fácil acesso, como: limão, maracujá, laranja e abacaxi. O experimento teve a duração de 35 dias. Realizado de forma interdisciplinar, conectando as aulas de Biologia e Química. Realizamos o processo com a adição da Saccharomyces cerevisiae e, sem a utilização desta e comparando os dois procedimentos. Após a execução dos procedimentos, os alunos puderam perceber que o processo de fermentação acontece mesmo sem a adição das leveduras inclusive foi motivo de indagação dos alunos, embora a presença das leveduras acelere e intensifique a fermentação nos primeiros dias. Os alunos passaram a compreender que a produção de bebidas alcoólicas trata-se de um processo simples e possível de ser realizado. Antes da observação, os alunos não conseguiam compreender que o suco de fruta pode funcionar como matéria-prima para a produção de bebidas alcoólicas. Comprovamos que, ao utilizar de metodologias alternativas, desperta-se o interesse dos alunos pelos fenômenos naturais, relacionando-os ao seu cotidiano.