27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:986-1


Prêmio
986-1Bioprospecção de fungos e leveduras silvestres de distintos biomas do Estado de São Paulo para produção de compostos bioativos.
Autores:Macedo, G. A. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Silva, E. B. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Ohara, A. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Fernandes, C. M. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Barbosa, P. de P. M. (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Campopiano (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

O laboratório de Bioquímica de Alimentos da FEA tem longa experiência no isolamento e seleção de micro-organismos para produção de enzimas e compostos bioativos. Estas linhagens têm sido mantidas em uma coleção majoritariamente composta por fungos e leveduras, coletadas das mais diversas regiões do Brasil e América Latina. O solo é constituído por uma enorme diversidade de micro-organismos que sintetizam e secretam diversas enzimas e compostos bioativos. Tendo em vista que muitos desses compostos são de interesse industrial, uma vez que aumentam a qualidade do produto e seu valor agregado, o objetivo desse trabalho foi isolar e selecionar linhagens de fungos e leveduras do solo para produção biotecnológica das enzimas lipase e tanase e também de vitaminas do complexo B (biotina e riboflavina). Este trabalho está vinculado ao Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA-FAPESP), desta forma as amostras de solo que foram utilizadas no presente trabalho foram coletadas em diferentes regiões do Estado de São Paulo como: região de Cerrado em Ribeirão Preto, região de Mata Atlântica em Ilha Bela e a região de transição entre Mata Atlântica e Cerrado presente na Cidade de Campinas. Para selecionar as linhagens potenciais produtoras de lipase e tanase, os micro-organismos isolados foram inoculados em placas de petri contendo meio diferencial. Assim a atividade enzimática foi estimada pela formação de halo ao redor das colônias. Na seleção para a produção de biotina e riboflavina, as linhagens foram inoculadas em meio líquido e a concentração das vitaminas foi determinada no sobrenadante de cada cultura. Sendo assim, foram isolados 832 micro-organismos sendo 420 leveduras e 412 fungos. Entre todas as linhagens avaliadas, 140 apresentaram potencial para a produção de lipase, das quais 52 eram fungos e 88 leveduras. Os testes para a produção de tanase demonstraram que 105 fungos apresentaram halo ao redor da colônia, indicando a produção de tanase extracelular, sendo que as leveduras não apresentaram potencial para a produção desta enzima. Após o crescimento em meio líquido, 38 linhagens de leveduras apresentaram biotina no sobrenadante e 61 linhagens de leveduras apresentaram produção de riboflavina extracelular, já os fungos avaliados não apresentaram a produção das vitaminas avaliadas. Desta forma a bioprospecção de fungos e leveduras presentes em diferentes biomas do Estado de São Paulo foi bem sucedida, dentre as 832 linhagens isoladas, 16,8% apresentaram potencial para produção de lipase, 12,6% apresentaram potencial para produção da enzima tanase, 4,6% para produção de biotina e 7,3% para riboflavina. Estas linhagens irão contribuir para futuros estudos em relação à produção biotecnológica de enzimas e vitaminas do complexo B.