27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:984-2


Poster (Painel)
984-2ACHADOS LABORATORIAIS EM SECREÇÕES VAGINAIS DE PACIENTES ATENDIDAS NO CENTRO DE PESQUISAS E DIAGNOSTICOS ESPECIALIZADOS (CPDE)-Manaus-AM
Autores:Monte, R.L. (CPDE - CENTRO DE PESQUISAS E DIAGNÓSTICOS ESPECIALIZADOS) ; Avelino, J.G.C. (CPDE - CENTRO DE PESQUISAS E DIAGNÓSTICOS ESPECIALIZADOS) ; Oliveira, I.B. (CPDE - CENTRO DE PESQUISAS E DIAGNÓSTICOS ESPECIALIZADOS) ; Tavares, L. (CPDE - CENTRO DE PESQUISAS E DIAGNÓSTICOS ESPECIALIZADOS) ; Neto, J.A. (CPDE - CENTRO DE PESQUISAS E DIAGNÓSTICOS ESPECIALIZADOS)

Resumo

INTRODUÇÃO: As vulvovaginites e vaginoses compreendem manifestações clinicas frequentes em mulheres com idade sexualmente ativa. O diagnóstico laboratorial é relevante na determinação correta dos microrganismos envolvidos nestas patologias, uma vez que as mesmas podem apresentar sintomatologias similares e a associação de patógenos é comum. Dentre os patógenos mais freqüentes estão: Gardnerella vaginalis, Mobilluncus sp, Cândida sp, Trichomonas vaginalis. Para verificar a frequencia desses agentes relacionados a vaginites e vaginoses, foram utilizados dados retrospectivos de exames de secreções vaginais de mulheres referenciadas para o Laboratório de Microbiologia do CPDE, no período de Março de 2012 até Março de 2013. MATERIAL e MÉTODOS: Foram analisados, no total, 167 exames de secreção vaginal submetidos às seguintes análises microbiológicas: bacterioscopia pela coloração de GRAM, exame à fresco com KOH à 10-40% e cultura, quando necessário. RESULTADOS. A faixa etária das pacientes atendidas neste trabalho variou entre 5 e 44 anos, com uma média de 24 anos. Cândida sp foi o gênero predominantemente identificado, correspondendo a 51,5% (86/167) dos isolados; em 8,4% das amostras (14/167), o achado foi de G. vaginalis; em 4,2% (7/167) exames houve associação de G. vaginalis com Mobiluncus sp mais Cândida sp. Em 13,8% (23/167) havia G. vaginalis mais Mobiluncus sp e em 7,8% (13/167) foi identificado G. vaginalis mais Cândida sp. Foi identificado um total de 6% ( 10 /167) de enterobactérias; e dentre os germes gram-positivos, Staphylococcus coagulase-negativa 8,4% (14/167) foi o mais predominante. CONCLUSÃO: Os dados encontrados são compatíveis com o relatado na literatura, fortalecendo assim, a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.