27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:982-1


Poster (Painel)
982-1Estudo do gene merA em bactérias Gram-negativas resistentes ao mercúrio isoladas de ecossistemas aquáticos brasileiros
Autores:Duque, S.S. (IOC, FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz) ; De Falco, A. (ENSP, FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz) ; Barrocas, P.R.G. (ENSP, FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

O mercúrio (Hg) é considerado um dos poluentes ambientais mais perigosos, devido a sua persistência no ambiente, eficiente transporte atmosférico e elevada toxicidade. A biogeoquímica do mercúrio em ambientes aquáticos é controlada principalmente por reações mediadas por bactérias. Dentre elas, a mais relevante do ponto de vista da redução do risco do mercúrio é a redução dos íons mercúricos à forma elementar, menos tóxica, devido à presença do gene merA, que codifica a enzima mercúrio-redutase. Neste estudo, 123 bactérias Gram-negativas resistentes ao mercúrio foram isoladas de diferentes ecossistemas aquáticos brasileiros (Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul). Foram isoladas bactérias resistentes ao mercúrio em todos os pontos de coleta. A maioria dos isolados foi identificada como Enterobacter cloacae, Klebsiella pneumoniae, Pantoea sp., Escherichia coli e Serratia sp., indicando contaminação fecal das áreas estudadas. Independente do histórico de contaminação local por poluentes, a maioria das amostras apresentou Concentração Mínima Inibitória de mercúrio igual a 20 μM e foi resistente a pelo menos um dos antimicrobianos testados (Ampicilina, Ácido Nalidíxico, Gentamicina, Estreptomicina, Cloranfenicol, Sulfametoxazol-Trimetoprim, Tetraciclina e Canamicina). O gene merA foi detectado em 91 % dos isolados, utilizando PCR. A caracterização do gene merA através de sequenciamento confirmou a especificidade dos produtos de amplificação, que apresentaram grande similaridade entre si e uma alta divergência genética em relação às sequências identificadas em outros países. Isto sugere a ocorrência de eventos genéticos ao longo do tempo, que resultaram no polimorfismo genético observado no gene merA presente nas bactérias estudadas. A partir dos dados obtidos neste estudo, esperamos contribuir para o avanço do conhecimento sobre a resistência ao mercúrio relacionada ao gene merA e suas possíveis aplicações para a biorremediação da poluição ambiental.