27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:979-2


Poster (Painel)
979-2Espécies de leveduras isoladas de pacientes com onicomicose e sensibilidade ao óleo essencial de Protium hephytaphylum
Autores:Mobin, M. (UNINOVAFAPI - Centro Universitário UNINOVAFAPIPPG-CCD-SES/SP - Coordde Controle de Doenças Secretaria de Estado de saúde SPCCN - Departamento de Química e Programa de Pós em ciências farmacIAL - INSTITUTO ADOLFO LUTZ)

Resumo

Introdução. Onicomicoses são processos infecciosos por invasão de fungos em placa ungueal, causadas por dermatófitos, não-dermatófitos e leveduras. Dermatófitos são os principais agentes, seguido de leveduras, como Candida albicans e C. parapsilosis. Devido ao elevado custo de antifúngicos, as reações colaterais observadas e ocorrência de resistência de algumas espécies aos antifúngicos, o emprego de óleos essenciais de plantas tem sido alvo de estudos dadas suas potencialidades como antifúngicos naturais. Objetivos: avaliar a ação antifúngica de óleo da resina de Protium heptaphyllum frente às espécies de leveduras isoladas de unhas de trabalhadores de horta comunitária com quadro clínico de onicomicose e determinar seus constituientes. Materiais e Métodos: Os trabalhadores foram selecionados de hortas situadas no bairro Dirceu na cidade de Teresina (PI). Purificou-se as leveduras em ágar cromogênico, identificou-se por análise morfológica e sistema API 20C® e por método de MALDI-TOF. Analisou-se os constituintes voláteis do óleo por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM). Para a verificação da atividade antifúngica do óleo utilizou-se teste disco-difusão conforme o protocolo M44-A2 (CLSI, 2008). Preparou-se 3 soluções do óleo com concentrações de 100 mg mL-1, 50 mg mL-1 e 25 mg mL-1 diluídos em acetona/água 15%. Retirou-se 20 uL de cada concentração e colocou-se em discos estéreis que foram depositados em placas contendo meio Muller Hinton e glicose (MGB). Realizou-se o controle de qualidade com 2 cepas: C. parapsilosis ATCC 22019 e C. krusei ATCC 6258, e controle negativo com solvente acetona/água a 15%. Realizou-se os testes em triplicata. Resultados e Discussão: as espécies: Candida krusei, C. parapsilosis, C. albicans,C. metapsilosis e C. parapsilosis ATCC 22019, foram sensíveis as três diluições do óleo essencial, apresentando médias de halos de inibição de 14, 12 e 10 mm, respectivamente, frente às 3 concentrações testadas. Identificou-se 25 compostos, representando 98% do óleo, com rendimento de 0,7%, constituído principalmente por mono e sesquiterpenos. Dentre eles: l-Limoneno (26%), α-Terpineol (18,91%) e p-Cineol (18,44%). Conclusão:O óleo essencial apresentou boa sensibilidade e pode ser uma fonte alternativa para o controle de onicomicoses. Estudos são necessários para avaliar a sua toxicidade e efeitos in vivo, bem como isolamento e avaliação de seus componentes ativos.