27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:977-2


Poster (Painel)
977-2Detecção da resistência antimicrobiana em E. coli isoladas de leite bovino informal comercializado no estado de São Paulo
Autores:Mirtis Ferraz (UNICAMP - Universidade Estadual Campinas) ; Franco, M.M.J (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Motta,R.G (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Yamashita, G (UNICAMP - Universidade Estadual Campinas) ; Silva,A.V (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) ; Paes, A.C. (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Ribeiro, M.G (UNESP - Universidade Estadual Paulista) ; Leite, D.S. (UNICAMP - Universidade Estadual Campinas) ; Siqueira, A. K (UNICAMP - Universidade Estadual Campinas)

Resumo

A resistência aos antibióticos surgiu mundialmente como um grande problema em medicina humana e veterinária principalmente em microrganismos patogênicos. A informalidade no mercado de leite no Brasil é alta, cerca de 30% da produção nacional de leite bovino é comercializado sem qualquer inspeção. O objetivo deste estudo foi verificar a presença de E. coli, sua resistência e seu potencial patogênico em leite bovino informalmente comercializado. Os isolados foram identificados através das características morfológicas, bioquímicas e moleculares. Para os testes de resistência os isolados foram submetidos ao método de difusão com disco. A análise dos genes de resistência e fatores de virulência foi realizada pela técnica da PCR. De 124 amostras de leite, de origem informal comercializadas no estado de São Paulo, foram isoladas 10 E. coli. A resistência para amoxicilina foi observada em 70% das linhagens, seguido de ampicilina 50%, cefalexina e cloranfenicol com 40%, 30% para tetraciclina, 20% ao ceftiofur, 10% para ceftriaxona, fluorquinolonas e sulfametoxazole/trimetoprim. A resistência à amoxicilina + ácido clavulânico foi observada em 30% das linhagens. A análise por PCR para os genes de resistência revelou que 100% das linhagens apresentaram ampC, 50% blaTEM, 30% catI, e 10% sul3 e cmIA. Os genes sul1, sul2, dfrXII, gyrA, parC, cmy, blaCTXM, blaVER, blaSHV, tetA, tetB e tetC não foram observados. A PCR para os fatores de virulência revelou que 100% das linhagens não apresentaram os genes aer, eae, bfp, stx1, stx2, est1, cnfI, fimH, sta, curly e Ag43. Nesse estudo, observamos que estas bactérias, embora possuam genótipos de resistência, não possuem potencial patogênico. E. coli pode atuar como um reservatório para a disseminação de genes de resistência a antimicrobianos via cadeia alimentar.O leite bovino vendido no Brasil pelo mercado informal pode representar um perigo para a saúde pública.