27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:976-2


Poster (Painel)
976-2Bradyrhizobium sp. e FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES POR MUDAS DE Leucaena leucocephala EM NEOSSOLO LITÓLICO
Autores:Albuquerque, S.F. (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Pontes, M.M.C.M. (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Marques, J.S. (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Sousa, A.R. (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Lopes, G.M.B. (IPA - Instituto Agronômico de Pernambuco) ; Figueiredo, M.V.B. (IPA - Instituto Agronômico de PernambucoSEAGRI - Secretaria de Agric. e Desenvolvimento Agrário de Alagoas)

Resumo

A leucena (Leucaena leucocephala) é considerada uma espécie capaz de melhorar a qualidade do solo devido à capacidade de fixação de nitrogênio atmosférico - por meio da simbiose com rizóbio - e de absorção de outros nutrientes, especialmente fósforo - pela associação com fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) -. Por essas características, pela produção de forragem e lenha, e peculiar tolerância à seca, a leucena poderá contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar no Semiárido nordestino. O presente estudo foi executado no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), utilizando-se solo proveniente do Assentamento Olho D’Água do Félix, Caruaru, Semiárido pernambucano. Objetivou-se avaliar a influência da inoculação com Bradyrhizobium sp. (BR 814) e FMAs (Glomus clarum, Gigaspora margarita) na absorção de nutrientes por mudas de leucena, cultivadas em solo (Neossolo Litólico) não autoclavado. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos ao acaso com 4 repetições de 8 tratamentos: controle (não inoculado); BR 814; Glomus clarum; Gigaspora margarita; BR 814 + G. clarum; BR 814 + G. margarita; G. clarum + G. margarita; BR 814 + G. clarum + G. margarita. A inoculação das sementes com a estirpe BR 814 (CNPAB) foi realizada antes da semeadura, utilizando-se turfa como veículo para a inoculação. Os FMAs, em forma de propágulos provenientes do CNPAB, foram utilizados na proporção de 100 glomerosporos.vaso-1. A parte aérea e as raízes das mudas foram coletadas aos 150 dias após a semeadura. O material coletado foi seco em estufa de circulação forçada, à temperatura de 65 ºC, por um período de 48 horas, e posteriormente submetido à análise química pelo Laboratório de Plantas e Rações do IPA para determinação dos teores de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). Pelo teste de Tukey (p<0,05), não foram detectadas diferenças estatísticas significativas entre tratamentos, podendo-se inferir que a microbiota nativa influenciou a absorção de nutrientes pela leucena tanto quanto os micro-organismos testados. Pesquisas adicionais envolvendo o isolamento de rizóbios e FMAs nativos deverão ser desenvolvidas para comprovação da eficiência desses micro-organismos na inoculação da leucena sob condições de solo da região em estudo. Agradecimentos: ao CNPq pelo auxílio à pesquisa e pela concessão de bolsas.